A Azul (AZUL4) publicou relatório preliminar em que mostra avanço nas operações no mês de abril e no resultado acumulado do ano, puxado principalmente pelas rotas internacionais.
Leia também
O tráfego medido pelo indicador de número de passageiro-quilômetro transportado pago (RPK) avançou 6,7% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado. O tráfego doméstico encolheu 5,1%, enquanto o segmento internacional disparou 90,8%. Com isso, o tráfego consolidado da companhia aérea encerrou o primeiro quadrimestre de 2023 com uma expansão de 15,1% em relação ao mesmo período de 2022.
Em termos de capacidade de tráfego, medida pelo assento quilômetro ofertado (ASK), a Azul reportou crescimento de 8% no mês. A capacidade dos voos domésticos caiu 3,4%. Já nos internacionais, o indicador aumentou 94,6%. Assim, a capacidade de tráfego encerrou os primeiros quatro meses do ano com crescimento de 16,3%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A taxa de ocupação (load factor) da companhia aérea atingiu 79,4% no acumulado do ano, recuo de 0,8 ponto porcentual na comparação anual. No mês, o indicador ficou em 78,8% e recuo de 1,0 p.p.
“Em abril, a demanda permaneceu estável, com uma taxa de ocupação de 78% no doméstico e 83% no internacional, mesmo com um aumento da capacidade internacional. Embora abril marque o início do trimestre sazonalmente mais fraco do ano, continuamos vendo um ambiente de demanda sólido combinado com a indústria mais disciplinada, resultando em um RASK consistente para o ano”, diz John Rodgerson, CEO da Azul, no comunicado.