

Trabalhadores podem checar se têm dinheiro esquecido do PIS/Pasep na plataforma on-line REPIS Cidadão, lançada no começo de março pelo Ministério da Fazenda. O sistema permite acesso ao saque de valores residuais das cotas do antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), extinto em 2020.
Vale destacar que esses valores não têm ligação com o atual programa de pagamento do abono salarial do PIS/Pasep. O abono pago em 2025 é um benefício destinado a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que atuaram formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração de até dois salários mínimos.
Os valores que serão consultados via REPIS Cidadão dizem respeito ao ressarcimento referente às cotas do extinto Fundo PIS/Pasep das pessoas que trabalharam com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque. O montante a ser retirado vai variar de acordo com o tempo em que a pessoa trabalhou nesse período e com o salário que recebia à época. O Ministério da Fazenda calcula que o valor médio será de R$ 2,8 mil.
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A nova solução se inspirou no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central, no qual é possível consultar se o cidadão, sua empresa ou pessoa falecida tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição. No site do REPIS, o trabalhador (ou seu beneficiário legal, em caso de falecimento) tem todas as informações concentradas em um só ambiente, sendo possível verificar se há ou não valores a serem sacados e como proceder para retirar o dinheiro, inclusive com informações específicas para herdeiros.
Como consultar o dinheiro esquecido do PIS/Pasep?
O primeiro passo é acessar a plataforma REPIS Cidadão, por meio deste link. Depois, o usuário deve seguir o passo passo:
- Na tela de login do sistema, clicar no botão “Entrar com Gov br”;
- Ao entrar no site, o campo CPF já virá preenchido automaticamente;
- Se a consulta estiver sendo feita pelo próprio cotista, o sistema já retornará o valor de cota PIS/Pasep a ser ressarcido;
- Se a consulta estiver sendo feita por um beneficiário legal (sucessor ou representante), haverá a necessidade de preenchimento do número do NIS – veja aqui como encontrar esse número.
- Por fim, é só clicar no botão pesquisar.

Como sacar o dinheiro esquecido do PIS/Pasep?
Para receber o saldo, o cotista ou seu beneficiário legal deve protocolar um pedido de ressarcimento em uma agência da Caixa Econômica Federal. Se a solicitação for feita pelo próprio titular do valor, ele só precisará levar um documento oficial de identificação. Já se for o beneficiário legal do cidadão, ele deverá apresentar:
- Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte; ou
- Declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício; ou
- Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, se capazes e concordantes, atestando por escrito a autorização do saque e declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos.
O dinheiro esquecido do PIS/Pasep a ser ressarcido será corrigido, desde a data do encerramento da conta até o mês imediatamente anterior à data do efetivo ressarcimento, pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) ou por outro índice a ser definido pelo Ministério da Fazenda.