Veja como consultar dinheiro esquecido do PIS/Pasep. Foto: Adobe Stock
Herdeiros também podem conferir se pessoas falecidas têm dinheiro esquecido do PIS/Pasep por meio da plataforma REPIS Cidadão. O site, desenvolvido pelo Ministério da Fazenda, permite a consulta de valores residuais das cotas do antigo fundo do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), extinto em 2020.
Pessoas que trabalharam com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 e ainda não realizaram o saque podem ter direito ao valor. O dinheiro disponível vai variar de acordo com o tempo em que o profissional trabalhou nesse período e com o salário que recebia à época.
Para fazer a consulta, os beneficiários legais devem ter o número do NIS do falecido – veja aqui como encontrá-lo. Basta acessar a plataforma REPIS Cidadão, por meio deste link, clicar no botão “Entrar com Gov br”, informar CPF e senha, para então realizar a verificação do NIS, que tem o mesmo número dos códigos do PIS e do Pasep.
Vale destacar que o interessado deve efetuar o login com sua própria senha no gov.br, não havendo a necessidade de cadastramento para a pessoa falecida.
Caso exista saldo disponível, o beneficiário legal precisa protocolar um pedido de ressarcimento em uma agência da Caixa Econômica Federal. Será necessário apresentar:
Certidão PIS/PASEP/FGTS emitida pela Previdência Social com a relação de dependentes habilitados à pensão por morte; ou
Declaração de dependentes habilitados à pensão emitida pelo órgão pagador do benefício; ou
Autorização judicial ou escritura pública assinada por todos os dependentes e sucessores, se capazes e concordantes, atestando por escrito a autorização do saque e declarando não haver outros dependentes ou sucessores conhecidos.
Calendário de pagamentos do dinheiro do fundo PIS/Pasep
O pagamento do dinheiro esquecido começou nesta sexta-feira (28) para quem solicitou os recursos até 28 de fevereiro. Os profissionais que fizeram o pedido após essa data devem receber os valores nos próximos meses.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o calendário de pagamento do dinheiro esquecido do PIS/Pasep, disponível para consulta no REPIS Cidadão, funcionará da seguinte forma: