

Os valores pagos no quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2023 serão corrigidos em 3,14%, conforme informou a Receita Federal. No dia 31 de agosto, mais de 6 milhões de contribuintes terão acesso ao dinheiro, no valor total de R$ 7,5 bilhões. A consulta ao lote será disponibilizada a partir das 10 horas de quinta-feira (24).
A correção dos valores ocorre com base na taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 13,25% ao ano. No terceiro lote, pago no dia 31 de julho, a quantia foi corrigida em 2,07%, já no primeiro lote, pago em 30 de junho, a correção foi de 1%.
De acordo com a Receita, 15,6 milhões de restituições foram pagas até agora, com mais de R$ 23 bilhões devolvidos aos contribuintes. O quinto lote, o último a ser pago, será liberado no dia 29 de setembro, com consulta disponibilizada uma semana antes, no dia 22 de setembro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No quarto lote, terão direito ao dinheiro:
- 11.960 idosos acima de 80 anos;
- 86.427 idosos entre 60 e 79 anos;
- 9.065 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 30.453 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 219.288 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via Pix;
- 5.761.117 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 29 de maio.
Para consultar se a restituição poderá ser resgatada no quarto lote, os contribuintes devem acessar esta página da Receita Federal e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente à declaração.
Os usuários também conseguem conferir a informação pela plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares e tablets, acessível para iOS e Android.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por Pix.