Últimas notícias

Rússia e China atenuam texto do G20 sobre tensões geopolíticas

Rússia e China atenuam texto do G20 sobre tensões geopolíticas
Bandeira da Rússia. Foto: Envato

Rússia e China abrandaram um comunicado que está sendo elaborado pelos líder do G20 nesta sexta-feira (18) para remover uma referência às tensões geopolíticas “atuais” que obscurecem as perspectivas econômicas globais, disseram fontes envolvidas nas negociações.

A reunião dos ministros das Finanças e representantes dos bancos centrais do Grupo dos 20 países com as principais economias do mundo está acontecendo na capital indonésia, Jacarta, e virtualmente. Um comunicado final será emitido no final das conversações desta sexta-feira.

Um esboço inicial do texto visto pela Reuters já não continha nenhuma referência direta à crise na fronteira Ucrânia-Rússia, dizendo apenas que o G20 monitoraria os riscos, “incluindo aqueles decorrentes de tensões geopolíticas (atuais)”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os redatores de comunicados usam parênteses para linguagem que não foi acordada por todos na mesa. Fontes disseram à Reuters que tanto a Rússia quanto a China pediram que a palavra “atuais” fosse removida.

O esboço mais recente diz: “Também continuaremos a monitorar os principais riscos globais, incluindo tensões geopolíticas que estão surgindo e vulnerabilidades macroeconômicas e financeiras”.

Essa linguagem mais vaga contrasta fortemente com uma advertência dos ministros das Finanças do G7, grupo formado pelas grandes economias ocidentais, na segunda-feira, de que a Rússia enfrentaria consequências econômicas “maciças” se decidisse invadir a Ucrânia. A Rússia e a China não são membros do G7.