Últimas notícias

Rússia pagará dívida em rublo se não houver opção, diz ministro

As sanções ocidentais à Rússia proíbem transações com o Ministério das Finanças da Rússia

Rússia pagará dívida em rublo se não houver opção, diz ministro
Foto: Pixabay

A Rússia pagará suas obrigações da dívida externa em rublos se os Estados Unidos bloquearem outras opções, e o país não se declarará inadimplente, disse seu ministro das Finanças, Anton Siluanov.

Washington está avaliando bloquear a capacidade da Rússia de pagar seus detentores de títulos norte-americanos, permitindo que uma isenção importante expire em 25 de maio, o que pode levar Moscou para mais perto do calote.

“Nós não vamos dar calote, temos dinheiro –a menos que os países ocidentais impossibilitem que paguemos nossas dívidas“, disse Siluanov em um fórum. “Poderemos pagar e pagaremos aos estrangeiros em rublos como opção de último recurso se a infraestrutura (financeira) ocidental for fechada para nós.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As sanções ocidentais à Rússia proíbem transações com o Ministério das Finanças da Rússia, seu banco central ou seu tesouro.

Mas uma isenção dos EUA, emitida pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro em 2 de março, abriu uma exceção para fins de “recebimento de juros, dividendos ou pagamentos de vencimento relacionados a dívidas ou ações“.

Isso permitiu que Moscou continuasse pagando aos investidores e evitasse o calote de sua dívida governamental, e permitiu que os investidores dos EUA continuassem a receber pagamentos de cupons.

Depois que a isenção expirar, em 25 de maio, a Rússia ainda terá quase 2 bilhões de dólares em pagamentos de títulos soberanos externos a serem feitos antes do final do ano.