

O Safra elevou de venda para neutro a recomendação para as ações do IRB Re (IRBR3), com preço-alvo de R$ 53, o que indica um potencial de alta de 18% em relação ao fechamento da última quarta-feira (26). De acordo com o banco, a forte queda dos papéis no pregão desta quarta-feira (26), corrigiu expectativas do mercado e também os múltiplos da ação.
De acordo com a equipe liderada pelo analista Daniel Vaz, outro fator para a elevação da recomendação é a maior confiança nas decisões estratégicas da administração do IRB.
“Em 2024, o IRB conseguiu recuperar parcialmente seu potencial de rentabilidade, apesar de enfrentar um forte vento contrário devido às enchentes no Rio Grande do Sul e a alguns pontos negativos no quarto trimestre”, dizem os analistas. “Ainda assim, a ação corrigiu 18% no pregão de hoje, possivelmente em uma realização de lucros (alta de 30% neste ano) e por um lucro abaixo do esperado no quarto trimestre.”
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O Safra destaca a mensagem do IRB de que não tentará ganhar mercado a qualquer custo, e de que o foco será na rentabilidade dos contratos. Com essa visão, o banco estima uma melhoria no índice combinado, que mede o tamanho das despesas das seguradoras em relação ao prêmio que emitem.
O IRB indicou que na janela de renovações mais recente, que representa cerca de 40% dos contratos, houve uma melhoria de 2 pontos porcentuais no índice.
De acordo com Vaz, a suficiência de capital tem deixado de ser uma preocupação do mercado, e que o uso de créditos fiscais relativos a prejuízos deve acelerar. Além disso, a empresa indicou que pode retomar o pagamento de dividendos a partir do terceiro trimestre deste ano.