Tempo Real

Setor pode ter lucro afetado em 17% com parcelamento de compras, diz Safra

A avaliação do banco considera que o parcelamento alcance de 5% a 20% das vendas

Setor pode ter lucro afetado em 17% com parcelamento de compras, diz Safra
Supermercado (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O Safra calcula que o parcelamento de compras no varejo alimentar deve ter impacto sobre o lucro de empresas do setor. Considerando que o parcelamento alcance de 5% a 20% das vendas, estima-se que o impacto da antecipação de recebíveis possa derrubar o lucro das empresas em até 17% em empresas como Assaí (ASAI3) e Carrefour (CRFB3).

Em uma análise de sensibilidade considerando: a penetração do parcelamento nas vendas variando de 5% a 20%; e o custo de antecipação de recebíveis de 115% do CDI (10.5%), o banco acredita que as empresas devem antecipar seus recebíveis pela necessidade de se manter o ciclo de caixa curto do setor. “Assim, a menos impactada em lucro seria o Grupo Mateus (GMAT3), com 1-3%, enquanto Carrefour e Assaí teriam um impacto similar de 4% a 17% no lucro de 2024 nos diferentes cenários”, diz o relatório do Safra.

O estudo foi feito depois que o Carrefour começou a oferecer o parcelamento de vendas em 3 vezes sem juros. “Na nossa visão, o impacto em vendas deve ser pequeno, visto que acreditamos que o mercado/competição deve acompanhar a prática. No entanto, o impacto – negativo – em lucro pode não ser desprezível”, avaliam o analista do banco Vitor Pini e sua equipe.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O analista faz a ressalva de que essa iniciativa ainda está em fase de testes pelo Carrefour e não necessariamente está nos planos de curto prazo do Assaí. “De qualquer forma, quisemos trazer uma perspectiva ao assunto que, na nossa visão, pode ser negativo ao lucro das empresas especialmente num cenário de juros altos”, afirma.