Últimas notícias

Após ganhos em 2021, Shell aumenta dividendos e prevê recompra de ações

Lucros do quarto trimestre atingiram o maior nível em oito anos

Após ganhos em 2021, Shell aumenta dividendos e prevê recompra de ações
Foto: REUTERS/Marcos Brindicci

A Shell elevou novamente seus dividendos e recompras de ações nesta quinta-feira, depois que os lucros do quarto trimestre atingiram o maior nível em oito anos, impulsionados por preços mais altos de petróleo e gás e forte desempenho na comercialização de gás.

Os resultados encerram um ano de recuperação dramática para a Shell e o setor de petróleo e gás, depois que a demanda e os preços de energia caíram em 2020 após a epidemia de coronavírus.

A Shell, que mudou sua sede de Haia para Londres no mês passado, disse que espera aumentar seus dividendos em 4% no primeiro trimestre de 2022, para 0,25 por ação. Isso marcará o quarto aumento de dividendos desde que a Shell cortou seus dividendos no início de 2020 pela primeira vez desde a década de 1940.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A empresa também anunciou que recomprará 8,5 bilhões de dólares em ações no primeiro semestre de 2022, incluindo 5,5 bilhões de dólares a partir da venda de seus ativos de “shale” em Permian, nos Estados Unidos.

As recompras de ações em 2021 somaram 3,5 bilhões de dólares.

“2021 foi um ano importante para a Shell”, disse o CEO Ben van Beurden em comunicado.

Os preços do gás natural e da eletricidade em todo o mundo dispararam desde meados do ano passado devido à oferta restrita de gás e à maior demanda, à medida que as economias se recuperavam da pandemia do Covid-19.

A Shell, maior comerciante de gás natural liquefeito (GNL), disse que seus ganhos integrados com gás foram impulsionados por lucros “significativamente mais altos” das negociações.

Publicidade

A concorrente Exxon Mobil reportou na terça-feira seu maior lucro em sete anos e disse que planeja aumentar a produção doméstica em 25% neste ano. O lucro da Chevron ficou abaixo das estimativas.

BP , TotalEnergies e Equinor publicam resultados na próxima semana.

O lucro ajustado do quarto trimestre de 2021 da Shell subiu 55% em relação ao trimestre anterior, para 6,4 bilhões de dólares, bem acima da previsão média dos analistas fornecida pela empresa para um lucro de 5,2 bilhões de dólares.

Isso se compara aos ganhos de 393 milhões de dólares um ano antes.

No ano, os ganhos ajustados da Shell subiram para 19,3 bilhões de dólares, ante 4,85 bilhões de dólares em 2020.

Publicidade

“O lucro líquido ficou 22% acima das expectativas de consenso e a dívida líquida caiu acentuadamente. Além disso, a Shell anunciou um programa de recompra de ações de 8,5 bilhões de dólares para o primeiro semestre, também acima das expectativas do mercado”, disse Martijn Rats, analista do Morgan Stanley.