Publicidade

Tempo Real

Como cancelar um plano ou serviço Smart Fit?

Em casos de dúvidas adicionais, o consumidor pode consultar o site oficial, visitar a recepção da unidade ou utilizar o canais de atendimento disponíveis

Como cancelar um plano ou serviço Smart Fit?
Academia Foto: Adobe Stock

A Smart Fit (SMFT3) foi inaugurada no Brasil em 2009 e, atualmente, segue um modelo de academias funcionais espalhadas pela América Latina. A rede adota um modelo de assinatura, no qual os usuários pagam uma mensalidade para acessar os espaços e utilizar os equipamentos durante o período contratado.

A Smart Fit diz que oferece planos projetados para tentar atender às diferentes expectativas de seus clientes. No entanto, em relação à aprovação do consumidor, no site Reclame Aqui, que classifica empresas com base em suas práticas, a rede de academias acumula 12.533 reclamações e possui uma nota média de 6,93 atribuída pelos usuários.

O Plano Black é o carro chefe da academia. Ele permite acesso a todas as academias da Smart Fit no Brasil e em outros países da América Latina. O preço é de R$ 149,90/mês, com contrato de fidelidade de 12 meses.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Plano Fit é uma opção mais econômica. O custo é de R$ 99,90/mês, com fidelidade de 12 meses. Já o Plano Smart não exige contrato de fidelidade. Ele oferece acesso a uma unidade por R$ 119,90/mês.

Entre os serviços adicionais, a Smart Fit disponibiliza o Smart Fit Coach, um programa de treinos criados por treinadores online, por R$ 39,90/mês (com permanência mínima de 12 meses). Há também o Smart Fit Energy, que oferece bebidas esportivas e energéticas a partir de R$ 19,90/mês, e o Smart Fit Body, que permite acompanhar a evolução corporal por meio de exames de bioimpedância, ao custo de R$ 19,90/mês.

Os preços e condições promocionais podem variar dependendo da unidade escolhida. Além disso, a disponibilidade dos serviços pode ser consultada na academia desejada. Os horários de funcionamento também estão disponíveis diretamente nas unidades ou no aplicativo da Smart Fit.

Como cancelar o plano

Para cancelar o plano, o consumidor pode comparecer pessoalmente à recepção de qualquer academia Smart Fit e solicitar o cancelamento. É necessário fazê-lo com antecedência de 30 dias antes da próxima data de vencimento. Vale ressaltar que, em alguns estados, o prazo pode ser diferente.

Caso tenha contratado o plano pela internet, pode solicitar o cancelamento no prazo de arrependimento de 7 dias. Nesse caso, basta acessar o Espaço do Cliente, clicar na opção “Direito de Arrependimento” e seguir as instruções. Após esse prazo, o cancelamento deve ser feito presencialmente.

Cancelamento automático

O plano é cancelado automaticamente após três atrasos no pagamento das mensalidades ou taxas durante a vigência do contrato (consecutivos ou não). As cobranças pendentes permanecem no sistema até serem quitadas.

Cancelamento do Smart Fit Body

Este serviço tem validade de 12 meses, com um período de garantia de 7 dias. Após este prazo, não é possível cancelar o serviço, mas o consumidor pode desativar a renovação automática:

Pelo aplicativo Smart Fit Nutri:

  • Toque no ícone de perfil no canto superior;
  • Vá em “Minhas Compras”;
  • Selecione “Desativar Renovação Automática”.

Se contratado diretamente na Smart Fit (unidade, site ou app):

Basta iniciar o atendimento pelo chat no aplicativo Smart Fit Nutri.

Para contratações via App Store ou Play Store:

O consumidor pode cancelar a assinatura diretamente na loja de aplicativos do seu smartphone.

Cancelamento do Smart Fit Coach

Após 12 meses de permanência mínima, o usuário pode enviar sua solicitação de cancelamento do Smart Fit Coach pelo Fale Conosco. Para isso, basta acessar o formulário no site, selecionar a opção “Smart Fit Coach” no campo “Sub Motivo”, enviar a solicitação e aguardar o contato da equipe.

Trancamento de plano

Segundo a própria Smart Fit, o trancamento só é permitido em casos médicos, mediante apresentação de atestado. O documento pode ser entregue na recepção da academia ou enviado via formulário no site ou pelo WhatsApp (11) 99807-9600.

Publicidade

Importante: o atestado deve ser apresentado no início do período de licença e não será aceito retroativamente.

Me arrependi de cancelar o plano, e agora?

Caso o consumidor se arrependa de cancelar o plano e o contrato ainda estiver dentro da vigência, é possível desfazer o cancelamento presencialmente na recepção da academia Smart Fit. Caso contrário, basta contratar um novo plano.