A agência de classificação de risco S&P Global Ratings colocou nesta terça-feira (7) os ratings de crédito do Banco do Estado do Rio Grande do Sul, Banrisul (BRSR6) em observação negativa – CreditWatch, na expressão usada pelos analistas – por conta das incertezas sobre os efeitos das enchentes no Estado nos números do banco.
Leia também
“Acreditamos que o Banrisul tem exposição significativa as áreas afetadas pelas enchentes no Estado”, comentam os analistas da S&P. “Os volumes de chuvas extremamente altos em 2024 causaram danos sem precedentes no Estado do Rio Grande do Sul.”
O fato de o rating ter sido colocado em observação reflete a “visão de que os efeitos diretos e indiretos deste evento climático extremo sobre o banco ainda são incertos”, segundo a S&P. A perspectiva negativa indica maior chance de rebaixamento da nota.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Esperamos resolver o CreditWatch quando tivermos mais clareza sobre como os danos causados pelas enchentes poderão resultar em perdas econômicas ao Estado e afetar a qualidade de crédito geral do Banrisul”, conclui a S&P.
Na B3 (B3SA3), as ações do Banrisul operam em forte queda nos últimos dias. Na tarde de hoje recuam 7,6%, e no mês acumulam perda de 15%.