As novas taxações americanas a exportações brasileiras são uma notícia negativa para a Embraer (EMBR3), segundo o UBS BB. O banco calcula impacto aproximado de US$ 70 milhões nos custos da fabricante de aeronaves e uma redução de até 13% no lucro líquido projetado para 2026 a cada 10 pontos porcentuais de alta nas tarifas.
A projeção do UBS BB considera que o impacto recairia sobre os jatos executivos, segmento no qual a Embraer tem forte presença no mercado norte-americano.
Estima-se que 75% das vendas totais de jatos executivos da empresa sejam destinadas aos EUA, com 40% dos modelos Phenom e 60% dos Praetor potencialmente sujeitos à tarifação, segundo os analistas Alberto Valério, Rafael Simonetti e Andressa Varotto.
O anúncio da taxação de 50% sobre a exportação de produtos brasileiros pressiona os American Depositary Receipts (ADRs) da Embraer no after hours de Nova York nesta quarta-feira (9). Os papéis recuavam cerca de 6% há pouco, após as ações da companhia registrarem perdas de 3,62% no Ibovespa em reação ao anúncio das tarifas por Donald Trump.