A construtora e incorporadora Tenda (TEND3) registrou um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 447,6 milhões em lançamentos no primeiro trimestre de 2023, segundo prévia operacional divulgada pela empresa. Isso significa queda de 4,2% ante o mesmo período de 2022, e recuo de 36,4% na comparação com o trimestre anterior.
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O recuo, segundo a companhia, é justificado pela redução no número de unidades, compensada parcialmente pela estratégia de precificação mais alta. Foram sete empreendimentos lançados no intervalo.
De janeiro a março de 2023, as vendas líquidas totalizaram R$ 600,3 milhões, um aumento de 3,8% na base anual e queda de 8,6% ante o trimestre imediatamente anterior.
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A velocidade sobre a oferta (VSO líquida) foi de 24,8% no primeiro trimestre, queda de 1,3 ponto porcentual ante o mesmo período de 2022 e de 0,7 ponto sobre o quarto trimestre de 2022.
De acordo com a Tenda, a relação distratos sobre vendas brutas encerrou o primeiro trimestre de 2023 em 18,3%, apresentando queda de 2,9 pontos na comparação anual e alta de 4,3 p.p. sobre o quarto trimestre de 2022.
Nos primeiros três meses do ano, o banco de terrenos atingiu o VGV de R$ 15,1 bilhões, 17,1% a mais que no mesmo trimestre de 2022 e de 0,2% na comparação ao último trimestre do ano passado.