A TIM (TIMS3) e a Starlink – empresa de internet por satélites de baixa órbita e que faz parte da SpaceX, de Elon Musk – certaram uma nova parceria comercial para ampliar a oferta de internet por satélite em escolas públicas localizadas em áreas rurais e carentes de cobertura pelos meios tradicionais, dependentes de antenas e/ou rede de fibra ótica.
Nesta nova etapa, mais 500 instituições educacionais serão atendidas nos Estados do Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Ao todo, a parceria das duas empresas já atendia 1.300 escolas. Agora, chegará a 1.800 unidades.
A parceria é um desdobramento do compromisso de oferta de banda larga fixa e telefonia fixa firmado pela Tim com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) como parte do edital 004/2012, que cedeu o uso da faixa de 2,5 Ghz para a operadora trafegar com o sinal de internet de quarta geração (4G). Na ocasião, foram estabelecidas obrigações às prestadoras vencedoras do processo licitatório de levar telefonia fixa e banda larga para comunidades sem essa cobertura.
Para estes casos, a TIM (TIMS3) tem parceria com a Starlink. Segundo a Tim, a internet por banda larga que está sendo oferecida para as escolas é capaz de suportar transmissões por streaming, aulas online, chamadas de vídeo e outras atividades digitais.