Os rendimentos dos Treasuries ficaram mistos nesta terça-feira (11), na volta do feriado do Dia de Colombo, nos Estados Unidos. Em meio aos temores com a economia global, o mercado monitora comentários de dirigentes do Federal Reserve (Fed) que continuam a indicar que o BC americano não irá voltar atrás em sua escalada de juros.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o retorno da T-note de 2 anos caía a 4,299%, o da T-note de 10 anos avançava a 3,933% e o do T-bond de 30 anos tinha alta a 3,909%.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) piorou suas projeções para a economia mundial em 2023. Segundo o diretor do Departamento de Pesquisas da instituição Pierre-Olivier Gourinchas a economia global caminha para “águas turbulentas”. Apesar disso, ele recomendou que os bancos centrais “mantenham o passo” no aperto monetário em andamento.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, afirmou nesta terça-feira que não prevê cortes nas taxas dos Fed Funds no próximo ano. Segundo ela, a inflação está “inaceitavelmente alta e persistente” e o Fed está “empenhado em usar ferramentas para chegar a estabilidade de preços”. A banqueira central argumentou ainda que levará alguns anos até que a inflação retorne à meta de 2%. Por outro lado, o Fed de Nova York publicou hoje pesquisa de expectativas dos consumidores relativa a setembro, segundo a qual diminuíram as expectativas de inflação no curto prazo nos Estados Unidos, enquanto houve uma “leve alta” no médio e no longo prazos.
“A questão agora não é se haverá uma recessão, é quando e quão ruim”, disse Justin Wiggs, diretor administrativo de negociação de ações da Stifel Nicolaus. “Como está atualmente, tudo está indo de acordo com o plano da perspectiva de Powell. As taxas estão em território restritivo, os ativos de risco recuaram dos máximos de forma ordenada, à medida que os rendimentos do Tesouro sobem”, analisa o BMO. Investidores monitoraram também a decisão do Banco da Inglaterra (BoE) de incluir Gilts indexados no escopo do programa de compras de títulos públicos. O presidente da instituição Andrew Bailey lembrou ainda que a duração prevista para esse programa é apenas até esta sexta-feira, o que desanimou os mercados.
*Com informações da Dow Jones Newswires