Por volta das 15h (horário de Brasília), o juro da T-note de 2 anos subia a 3,800%. O rendimento do título de 10 anos avançava para 4,326%, enquanto o T-Bond de 30 anos tinha alta a 4,800%. Os mercados de títulos dos EUA fecham mais cedo nesta quinta-feira e permanecerão fechados na Sexta-feira Santa.
De acordo com o Instituto de Finanças Internacionais (IIF), os Treasuries vêm apresentando um comportamento atípico desde o anúncio de novas tarifas pelo presidente americano, já que, ao contrário do que ocorreu em crises anteriores, as “tarifas podem elevar preços domésticos e limitar a capacidade do Fed de cortar juros diante de riscos ao crescimento”, afirma o IIF em relatório.
No início do dia, o presidente dos EUA, Donald Trump, foi às redes sociais dizer que o presidente do Fed, Jerome Powell, está “sempre atrasado e errado” e que o deveria cortar a taxa básica de juros, à exemplo do Banco Central Europeu (BCE). Segundo o site Politico, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, tem alertado a funcionários do governo americano que qualquer tentativa de demitir o presidente do Fed representaria um risco de desestabilização dos mercados financeiros.
Para os analistas do UniCredit Investment Institute, investidores privados estrangeiros devem vender suas posições em Treasuries de longo prazo como resultado da incerteza em relação à política tarifária de Trump. “O aumento da participação de mercado dos investidores privados estrangeiros no mercado de Treasuries é um fator a ser considerado, pois eles normalmente não adotam uma estratégia de comprar e manter, o que tende a gerar maior volatilidade.”
*Com informações da Dow Jones Newswires