

A União Europeia confirmou que os chips exportados por suas empresas para os Estados Unidos estarão sujeitos a um teto tarifário de 15%, mesmo após o anúncio do presidente Donald Trump sobre novas tarifas pesadas sobre semicondutores importados.
Publicidade
A União Europeia confirmou que os chips exportados por suas empresas para os Estados Unidos estarão sujeitos a um teto tarifário de 15%, mesmo após o anúncio do presidente Donald Trump sobre novas tarifas pesadas sobre semicondutores importados.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Na quarta-feira (6), Trump declarou que pretende impor tarifas de cerca de 100% sobre todos os chips que entrarem no território norte-americano. No entanto, segundo o governo dos EUA, empresas de tecnologia que se comprometerem a produzir localmente poderão ser isentadas da cobrança.
Apesar do anúncio agressivo, após um acordo fechado entre a Comissão Europeia e o governo americano, o bloco europeu informou que as exportações de semicondutores da UE ficarão protegidas pelo limite de 15% nas tarifas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo Olof Gill, porta-voz da Comissão Europeia – braço executivo da UE -, Washington garantiu que esse teto valerá independentemente das alíquotas aplicadas a outros países.
“Esperamos que os EUA implementem esse compromisso”, afirmou em comunicado oficial divulgado na quinta-feira (7).
O entendimento entre Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi resultado de meses de negociações intensas. O acordo também prevê uma promessa do bloco de investir até US$ 600 bilhões na economia norte-americana, embora autoridades europeias tenham destacado que esse valor deverá vir majoritariamente de capital privado – e, portanto, não pode ser garantido pela Comissão.
Mais cedo, Trump voltou a defender sua política tarifária em uma longa publicação na rede Truth Social.
Ele afirmou que as medidas estão impulsionando os mercados financeiros e criticou seus opositores, referindo-se a eles como “esquerda radical”.
“As tarifas estão tendo um grande impacto positivo no mercado acionário”, escreveu o presidente, ao destacar que os índices em Wall Street vêm batendo recordes sucessivos.
Publicidade
*Com informações do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador