Os produtos bancários e financeiros tradicionalmente contratados através das agências bancárias começam a ganhar maior tração nos canais digitais, de acordo com a Pesquisa de Tecnologia Bancária da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Deloitte. No ano passado, houve um aumento de 64% nas contratações de seguros por canais móveis, por exemplo, enquanto, nas agências, a contratação de apólices caiu 14%.
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O diretor do comitê de Inovação e Tecnologia da Febraban, Rodrigo Mulinari, afirmou que os clientes começam a sentir maior segurança para contratar determinados tipos de produto mesmo sem ir às agências. “Mesmo soluções mais complexas começam a ter oferta mais qualificada no digital”, disse o executivo em coletiva de imprensa para divulgar os resultados da pesquisa, durante o Febraban Tech, evento promovido pela entidade em São Paulo desde ontem.
Mulinari afirmou, por outro lado, que as agências continuam a ter um papel relevante na contratação de produtos mais complexos, porque muitas vezes o cliente prefere ir até elas e conversar com o gerente antes de fechar negócio. “A agência ainda é uma referência para o cliente, continua sendo uma referência na consultoria”, disse ele.
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A pesquisa mediu a contratação de seguros pelos clientes dos bancos. De acordo com o levantamento, em 2022, 25% das contas bancárias ativas tinham algum seguro contratado. Foram, ao todo, 55,2 milhões de novos produtos de seguro contratados ano passado.