A mineradora Vale informou nesta quarta-feira (29) que todos os 39 trabalhadores que estavam presos em mina subterrânea no Canadá voltaram à superfície, e que todos passam bem depois que o resgate foi concluído de forma segura.
Leia também
“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou para conseguirmos esse resultado. Todos estão seguros agora e merecem nosso profundo respeito pela perseverança”, disse em nota o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, de Sudbury, no Canadá, após encontro com empregados e equipe de resgate.
No domingo, 39 trabalhadores ficaram presos após uma pá escavadeira ter se desprendido, bloqueando um acesso e indisponibilizando o meio de transporte dos empregados.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Enquanto as condições no local estavam sendo avaliadas, os funcionários foram para estações de refúgio subterrâneas como parte dos procedimentos da empresa.
Os trabalhadores foram resgatados gradativamente. Na terça-feira, a maioria já havia chegado à superfície.
Bartolomeo afirmou que será iniciada uma investigação sobre o ocorrido, “para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente”, de acordo com comunicado da Vale.
Nos primeiros seis meses de 2021, a mina de Totten, em Sudbury, Ontário, produziu 3.600 toneladas de níquel, disse a Vale anteriormente, acrescentando que a produção na mina tinha sido suspensa temporariamente.
Publicidade