A Vale (VALE3) comunicou que concluiu, em conjunto com a Global Infrastructure Partners (GIP), a formação de uma joint venture (cooperação entre empresas que geralmente implica em uma nova organização societária) na Aliança Geração de Energia, após o cumprimento de todas as condições precedentes, incluindo a anuência e/ou a aprovação de órgãos regulatórios.
Pela transação, a Vale recebeu US$ 1 bilhão em caixa e passou a deter uma participação de 30% na joint venture, enquanto a GIP detém os 70% remanescentes.
Dessa forma, a Aliança Energia passa a consolidar, integralmente, o parque solar Sol do Cerrado e a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, ambos em Minas Gerais, além de outras seis usinas hidrelétricas no mesmo Estado e três parques eólicos nos Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará.
Segundo a Vale (VALE3), a transação garante volume estratégico de energia a custos competitivos, com preços definidos em dólares americanos sem ajuste de inflação, além de apoiar a manutenção da matriz energética da companhia, 100% baseada em fontes renováveis no Brasil.