A venda das operações internacionais da Avon fortalece a Natura, mas a Fitch considera que os ratings de crédito da empresa permanecem inalterados. (Imagem: Adobe Stock)
A venda das operações internacionais da Avon é positiva para o perfil de negócios e financeiro da Natura Cosméticos S.A. (NTCO3), mas neutra para os ratings da companhia, indica a Fitch Ratings. De acordo com a agência, a transação eliminará relevantes riscos de execução atrelados a uma unidade estrutural e financeiramente mais fraca, aumentando o foco da gestão na integração das operações da Natura e da Avon na América Latina, onde os fundamentos de curto a médio prazo são positivos.
Na última quarta-feira, 17, a Natura celebrou um acordo de venda de sua subsidiária integral Natura&Co UK Holdings Limited, que detém a Avon Internacional, por GBP1,00, além de potenciais earn-outs e outros pagamentos, limitados a GBP60 milhões. A Natura também capitalizará recebíveis da Avon e lhe concederá empréstimo de até US$ 25 milhões, com prazo de cinco anos. O fechamento da operação está sujeito a condições usuais, incluindo aprovações regulatórias, esperadas para o início de 2026. As operações da Avon Internacional na Rússia e na América Latina não fazem parte do acordo.
Para a Fitch, a transação reduz a complexidade e a exposição da Natura a mercados de menor margem e maior consumo de caixa. O desempenho da Avon Internacional têm estado abaixo da rentabilidade e da geração de caixa consolidadas da Natura.
O desinvestimento deve melhorar a rentabilidade e a previsibilidade dos fluxos de caixa da Natura e elimina custos operacionais de uma reestruturação multirregional ao mesmo tempo em que a empresa avança em suas iniciativas omnicanal e de reposicionamento de marcas em mercados-chave.
A transação é neutra para os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência) de Longo Prazo ‘BB+’ da Natura. A Fitch acredita que os desafios para integrar suas marcas na América Latina ainda podem causar volatilidade ao desempenho operacional da companhia. A Natura também está se preparando para relançar a marca Avon na região, que exigirá investimentos adicionais em publicidade e cuja receptividade no mercado é incerta.
Para a Fitch, os ratings da Natura (NTCO3) refletem seu forte posicionamento de mercado e a reputação de sua marca no segmento de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal (CF&T), bem como uma base de ativos diversificada. Esses fatores são contrabalançados pelos desafios para recuperar as operações da Avon em meio a baixa percepção da marca, concorrência acirrada e mudanças no comportamento do consumidor. Os ratings também consideram a expectativa de alavancagem líquida pelo Ebitda abaixo de 2,0 vezes e uma robusta flexibilidade financeira.