Últimas notícias

Vendas no varejo no Brasil sobem 6,9% em maio, aponta Cielo

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é apurado junto a 1,1 milhão de varejistas no país

Vendas no varejo no Brasil sobem 6,9% em maio, aponta Cielo
Rua de comércio popular no Rio de Janeiro 23/12/2020 REUTERS/Pilar Olivares

As vendas no varejo brasileiro tiveram em maio sua sétima alta seguida, com crescimento de 6,9% na ante o mesmo período de 2021, descontada a inflação, segundo dados da empresa de meios de pagamento Cielo divulgados nesta terça-feira.

Apesar da alta, relacionada à base comparativa de maio do ano passado, período atingido por restrições ao funcionamento do comércio graças à Covid-19, tal desempenho representa uma forte desaceleração frente a abril, quando houve aumento de 20,5%, explicada por efeitos de calendário.

“O comércio em maio do ano passado, objeto da comparação, sofreu menos com restrições que do que o mês de abril de 2021”, explicou o gerente de produtos de dados da Cielo, Diego Adorno, em nota. Ele acrescentou que, excluindo a inflação, o varejo ainda não voltou ao patamar observado antes da pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em maio deste ano, houve uma terça-feira a mais, dia de movimento menor no comércio, e um sábado a menos, dia em que as vendas costumam ser mais fortes, ante o mesmo mês de 2021.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) é apurado junto a 1,1 milhão de varejistas no país credenciados à companhia e distribuídos por 18 setores.