O Voa Brasil já está disponível para quem quer economizar em passagens aéreas com valores de até R$ 200 por trecho. O programa do Governo Federal foi lançado na quarta-feira (24) e é voltado aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em baixas condições financeiras.
Leia também
Conforme os cálculos do governo, 23 milhões de pessoas cumprem os requisitos para participar do programa. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), na primeira fase oferecerá 3 milhões de passagens — distribuídas ao longo dos próximos 12 meses. Esse volume ainda poderá ser incrementado.
Vale destacar que os descontos nas tarifas do programa não vão contar com subsídios do governo. Isso significa que a oferta de passagens pelo valor promocional vai depender, na prática, da vontade das empresas que operam no setor de aviação civil e da disponibilidade de assentos, como Latam (LTMAY), Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A medida tem como base dados do setor aéreo que apontam para um percentual relevante de assentos vagos, em trechos de menor procura e durante os períodos de baixa temporada. Isto é, fora dos meses de férias escolares e feriados prolongados, como o Carnaval.
O projeto original, apresentado pelo ex-ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, previa a inclusão dos pensionistas do INSS, além de estudantes. No entanto, esses grupos foram deixados de fora da primeira etapa do programa.
Como conseguir passagens no Voa Brasil
Para acessar os benefícios do programa, é preciso ter uma conta no site oficial do governo (gov.br) e clicar em “Voa Brasil Aposentados”. O site direcionará a pessoa para a plataforma do projeto, em que será possível verificar se o comprador atende aos requisitos.
No entanto, é importante ressaltar que as companhias aéreas irão disponibilizar apenas os assentos ociosos no Voa Brasil, ou seja, tanto os destinos quanto os horários dos voos serão mais restritos em comparação com vendas tradicionais de bilhetes. O pagamento também será feito diretamente para a empresa aérea.