(Reuters) – Os mercados de ações dos Estados Unidos encerraram a sessão desta quarta-feira com ganhos modestos, após recentes comentários de autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) ajudarem a conter preocupações com uma inflação em alta e a manter os rendimentos dos títulos sob controle.
Tesla e Alphabet –que patinaram nas últimas semanas com o aumento dos rendimentos dos títulos devido às crescentes preocupações com a inflação– estiveram entre os principais impulsos ao índice de referência S&P 500, com a taxa do título do Tesouro dos EUA de dez anos ainda abaixo de 1,6%.
O índice Dow Jones subiu 0,03%, a 34.323 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,187673%, a 4.196 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,59%, a 13.738 pontos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesta quarta-feira, o vice-chair do Fed para supervisão, Randal Quarles, disse estar preparado para iniciar negociações sobre redução das medidas emergenciais de apoio do banco central à economia, mas também enfatizou a necessidade de se permanecer paciente.
Várias autoridades do Fed comentaram nos últimos dias sobre inflação, sustentando que o banco central a vê como transitória e tem as ferramentas para reprimi-la se começar a subir muito. No entanto, elas também ficaram mais perto de iniciar o debate sobre o “tapering” (ou redução) do massivo plano de estímulo fiscal do BC dos EUA.
“Parece que todos estão dando uma mensagem muito lenta, mas coreografada, de que as coisas estão melhorando, de que podemos pelo menos começar a falar sobre aperto (monetário)”, disse Andrew Mies, diretor de investimentos da 6 Meridian, em Wichita, Kansas.
“Pode ser que o diretor errado do Fed diga a coisa errada nas próximas semanas e isso dê o pontapé inicial.”
Publicidade
Depois que temores de aumento da inflação geraram volatilidade nos mercados de ações nas últimas semanas, todos os olhos estarão voltados para o relatório mensal do índice de inflação PCE, medida favorita do Fed para os preços, a ser divulgado na sexta-feira.
Com o S&P 500 a menos de 1% de sua pontuação máxima recorde, estrategistas esperam que o índice de referência termine o ano apenas cerca de 2,5% acima do seu nível atual, considerando as preocupações com o aumento dos riscos inflacionários, de acordo com uma pesquisa da Reuters.