Publicidade

Tempo Real

Valuation atrativo não vale “riscos baixistas”, diz XP ao rebaixar esta ação; veja qual

A avaliação também foi afetada pela revisão para baixo nas projeções de volume de vendas de cerveja no Brasil

Valuation atrativo não vale “riscos baixistas”, diz XP ao rebaixar esta ação; veja qual
Sede da empresa XP investimentos na zona sul de Sao Paulo. (FOTO: TABA BENEDICTO / ESTADAO)

A XP Investimentos rebaixou a recomendação para as ações da Ambev (ABEV3) de compra para neutra, citando “riscos baixistas” associados ao papel. Apesar do interesse dos investidores, motivado por um valuation (valor do ativo) inicialmente atrativo, a casa identifica fatores que podem restringir o crescimento do lucro por ação da empresa. A XP tem preço-alvo de R$ 13,90, o que representa um potencial de valorização de 23% em relação ao fechamento do papel no pregão de segunda-feira (17).

Em relatório, os analistas Samuel Isaak, Pedro Fonseca e Leonardo Alencar apontam que, apesar da queda de cerca de 19% no acumulado do ano despertar o interesse dos investidores nas ações da Ambev, o desempenho aquém do esperado nas operações internacionais, especialmente na Argentina, comprometeu a previsibilidade dos lucros da companhia, diminuindo seu atrativo.

Os profissionais lembram que o desempenho operacional robusto no Brasil manteve um certo grau de otimismo entre os investidores, especialmente devido à recuperação da margem que reflete os custos mais baixos das commodities e o desempenho positivo da receita. Eles alertam, no entanto, que o Índice XP AmBev de CPV indica que os preços dos principais insumos da empresa atualmente ultrapassam os níveis de 2023, sugerindo que o CPV/hl (Custo dos produtos vendidos) provavelmente aumentará em 2025, interrompendo o processo de recuperação da margem.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A avaliação também foi afetada pela revisão para baixo nas projeções de volume de vendas de cerveja no Brasil, devido a um período desfavorável no setor e a uma competição mais acirrada; e por uma expectativa de melhorias mais modestas nas linhas abaixo do Ebitda, o que pode limitar o crescimento dos lucros. Além disso, a expectativa de aumento nos preços das commodities pode elevar o Custo dos Produtos Vendidos (CPV) da Ambev para 2025.