O conselho de administração da XP (XPBR31) aprovou um novo programa de recompra de ações, de montante equivalente em dólares norte-americanos de até R$ 1 bilhão das ações Class A. Segundo comunicado da XP, as ações poderão ser recompradas a preço de mercado, ou em transações privadas, no período de 21 de maio de 2025 até a completude do programa de recompra, ou 31 de dezembro de 2026, o que acontecer primeiro, a depender de condições de mercado.
O conselho da XP revisará o programa de recompra periodicamente e pode autorizar ajustes aos seus termos e tamanho, suspender ou descontinuar o programa. A recompra será realizada com o caixa existente da companhia. O conselho de administração da XP autorizou a contratação de um broker para a realização do programa de recompra de ações Class A em nome da companhia no mercado aberto.
A XP informou ainda que tais recompras estão sujeitas às regras do mercado norte-americano. As datas, quantidades e valores das ações a serem recompradas no programa dependerão de diversos fatores, incluindo restrições incluídas nas regras da SEC, condições gerais de negócios e de mercado, e oportunidades alternativas de investimentos.
“O programa de recompra de ações não obriga a XP a adquirir uma quantidade específica de ações em qualquer período, e pode ser estendido, expandido, modificado ou descontinuado a qualquer momento”, diz o comunicado.
A XP informou também o cancelamento de 12.053.924 ações Classe A (2,2% do total) em razão do programa de recompra anterior, que foi concluído neste trimestre. Como resultado do cancelamento, a quantidade total de ações foi reduzida de 540.052.383 para 527.998.459.