Últimas notícias

Yellen e ministro japonês concordam em cooperação em questões cambiais

Os representantes também trataram com atenção questões da dívida global

Yellen e ministro japonês concordam em cooperação em questões cambiais
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, em audiência da Câmara sobre o orçamento do presidente Joe Biden para 2023 no Capitólio, em Washington 08/06/2022 REUTERS/Jonathan Ernst

Por Matheus Andrade – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, se reuniu hoje com o ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, ocasião na qual ambos concordaram em seguir consultando de perto os mercados de câmbio e a “cooperar conforme apropriado em questões cambiais”, levando em conta os acordos previstos pelo G7 e o G20

“As consequências econômicas da invasão da Rússia aumentaram a volatilidade das taxas de câmbio, o que pode ter implicações adversas para a estabilidade econômica e financeira”, diz comunicado emitido pelo Departamento do Tesouro.

Levando em conta a guerra da Ucrânia e suas repercussões, a declaração aponta: “forneceremos suporte bem direcionado e construiremos uma cadeia de suprimentos mais resiliente e forte em estreita colaboração com países e organizações internacionais com ideias semelhantes”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os representantes trataram com atenção questões da dívida global. “Enfatizamos o papel crítico da coordenação dos credores para garantir uma repartição justa dos encargos entre todos os credores no tratamento da dívida para países vulneráveis de renda média, notadamente o Sri Lanka”, diz o documento.

Em mudanças climáticas, a dupla reafirmou o compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a economia até 2050. Já sobre taxações globais, os representantes reafirmaram apoio à proposta atual que existe no âmbito da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro ocorreu em Tóquio como uma reunião bilateral que antecede o G20 financeiro, que ocorre nesta semana na Indonésia.