Últimas notícias

Yellen e ministro japonês concordam em cooperação em questões cambiais

Os representantes também trataram com atenção questões da dívida global

Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, em audiência da Câmara sobre o orçamento do presidente Joe Biden para 2023 no Capitólio, em Washington 08/06/2022 REUTERS/Jonathan Ernst

Por Matheus Andrade – A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, se reuniu hoje com o ministro das Finanças do Japão, Shunichi Suzuki, ocasião na qual ambos concordaram em seguir consultando de perto os mercados de câmbio e a “cooperar conforme apropriado em questões cambiais”, levando em conta os acordos previstos pelo G7 e o G20

“As consequências econômicas da invasão da Rússia aumentaram a volatilidade das taxas de câmbio, o que pode ter implicações adversas para a estabilidade econômica e financeira”, diz comunicado emitido pelo Departamento do Tesouro.

Levando em conta a guerra da Ucrânia e suas repercussões, a declaração aponta: “forneceremos suporte bem direcionado e construiremos uma cadeia de suprimentos mais resiliente e forte em estreita colaboração com países e organizações internacionais com ideias semelhantes”.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os representantes trataram com atenção questões da dívida global. “Enfatizamos o papel crítico da coordenação dos credores para garantir uma repartição justa dos encargos entre todos os credores no tratamento da dívida para países vulneráveis de renda média, notadamente o Sri Lanka”, diz o documento.

Em mudanças climáticas, a dupla reafirmou o compromisso de atingir zero emissões líquidas de carbono em toda a economia até 2050. Já sobre taxações globais, os representantes reafirmaram apoio à proposta atual que existe no âmbito da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O encontro ocorreu em Tóquio como uma reunião bilateral que antecede o G20 financeiro, que ocorre nesta semana na Indonésia.