(Sergio Caldas, Estadão Conteúdo) — A Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, elogiou nesta sexta-feira o plano dos países que formam o G7 de implementar um teto de preços ao petróleo produzido na Rússia.
Leia também
“Hoje, o G7 tomou um passo crucial no sentido de atingir nosso duplo objetivo de pressionar os preços de energia globais para baixo e, ao mesmo tempo, negar (ao presidente russo, Vladimir) Putin receitas para financiar sua brutal guerra na Ucrânia”, disse Yellen, em comunicado divulgado nesta manhã.
Com a implementação do teto, Yellen avaliou que o G7 irá reduzir significativamente a principal fonte de financiamento do que ela chamou de “guerra ilegal” da Rússia.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ainda no comunicado, Yellen disse que o teto “é um dos instrumentos mais poderosos” que o G7 dispõe para combater a inflação e “proteger trabalhadores e empresas nos EUA e mundialmente de futuros saltos de preços causados por turbulências globais”.
Yellen também previu que a iniciativa de hoje do G7 irá ajudar a desferir “um grande golpe” nas finanças da Rússia e dificultará a capacidade de Moscou de manter os combates na Ucrânia.