O destaque da agenda econômica global é a leitura do payroll, relatório que traz a criação de vagas de emprego de janeiro nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (2).
Leia também
A expectativa é de que o indicador desacelere para uma criação de 185 mil novos postos, ante 216 mil em dezembro, leitura similar a observada em outros indicadores do mercado de trabalho que foram divulgados ao longo da semana.
Com isso, o mercado pode retomar os ajustes nas apostas de início do ciclo de afrouxamento monetário por parte do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Antes disso, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) mostram recuperação das quedas recentes, ao passo que os índices futuros de Nova York se apoiam no avanço das ações da Meta e Amazon, que surpreenderam positivamente.
No caso da Meta, a companhia anunciou a primeira distribuição de dividendos de sua história, o que alavancou o desempenho das ações. Por outro lado, a Apple apresentou números que geram dúvidas quanto à representatividade do mercado chinês.
Na Europa, sem grandes direcionadores, os índices acionários se recuperam das quedas da véspera. Em outros mercados, os contratos futuros de minério de ferro, mais uma vez, encerraram a sessão em Dalian, com queda, desta vez de 2,23%. Já os contratos futuros de petróleo ensaiam recuperação. O dólar, por sua vez, é negociado próximo à estabilidade nesse começo de manhã.
Por aqui, o Ibovespa pode se beneficiar do apetite por risco vindo do exterior, embora as commodities coloquem o índice à prova, uma vez que o minério de ferro pode pressionar a Vale. Contudo, com o avanço do petróleo e a expectativa de dividendos extraordinários, as ações da Petrobras, mesmo após atingir máxima histórica, poderiam ser o fiel da balança.
Agenda econômica
Brasil: Na agenda local, está prevista a divulgação da produção industrial de dezembro e de 2023, às 9h. O diretor de Regulação do Banco Central (BC), Otavio Ribeiro Damaso, participará de evento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), às 9h30.
Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, participam do anúncio dos investimentos na obra do Túnel Santos-Guarujá, às 10h.
Além disso, o presidente Lula fará visita à fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo e almoça com líderes sindicais. Haddad fará reunião às 15h com Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.
EUA: O foco da agenda internacional fica com o payroll, às 10h30. Nos EUA, ainda são aguardados os dados de encomendas à indústria de dezembro, o sentimento do consumidor e as expectativas de inflação da Universidade de Michigan, estes ao meio dia. Na safra de balanços, Chevron e ExxonMobil divulgam seus números do quarto trimestre de 2023.
Europa: No Reino Unido, o Relatório de Política Monetária será apresentado pelo economista-chefe do Banco da Inglaterra, Huw Pill, às 9h15.
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.