Após a pausa de carnaval, os mercados locais voltam a operar (em horário reduzido) nesta quarta-feira (14), em meio a um cenário de leve apetite por risco no exterior, refletindo as expectativas por discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed). Vale lembrar, no entanto, que há um ajuste natural para os preços, especialmente se considerarmos a deterioração dos ativos americanos na última terça-feira (13) em reação à inflação ao consumidor por lá em janeiro, mais forte que o esperado, principalmente no setor de serviços, afastando as chances de início de corte de juros para (pelo menos) junho.
Leia também
Assim, o que se vê agora são bolsas americanas em alta, petróleo avançando e preços de minério de ferro subindo 0,22% em Cingapura, cotado ao US$ 128,80 por tonelada. Essa melhora lá fora pode amenizar os ajustes dos ativos locais na volta do feriado do carnaval, sendo que o EWZ, maior ETF do Brasil negociado em Nova York, subia no pré-mercado, após cair quase 3% durante os negócios da última terça em Wall Street, quando o mercado local estava fechado – o que sugere ajustes para o Ibovespa, no entanto.
Agenda econômica 14/02
Brasil: A semana encurtada pelo carnaval tem também uma agenda menos relevante, com divulgações
do IBC-BR de dezembro e interanual, nesta quinta-feira, além do IGP-10 de fevereiro, na sexta-feira e
as segundas prévias do IPC-Fipe e do IPC-S de fevereiro.
EUA: Estão previstos eventos com o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee (12h30) e o vice-
presidente de Supervisão, Michael Barr (18h). Amanhã, saem as vendas no varejo e a produção industrial em janeiro. Na sexta, é esperado o índice de preços ao produtor (PPI) em janeiro.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Europa: Os dirigentes do BCE Piero Cipollone (11h e 13h30), Joachim Nagel (14h), e o presidente do BoE, Andrew Bailey (12h) fazem discursos. Amanhã, a presidente do BCE, Christine Lagarde, também
discursa.
Publicidade