Vídeos

Abertura de Mercado: Mercados avaliam impactos na corrida eleitoral americana

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta segunda-feira (15)

Os eventos durante o final de semana aumentaram as apostas sobre a vitória de Donald Trump na corrida presidencial americana e, com isso, os mercados passam a precificar possíveis mudanças na política da maior economia do mundo –a sessão nos mercados asiáticos, por exemplo, refletiu a possibilidade de maior imposição de tarifas aos produtos chineses. Nos mercados ocidentais, a princípio, a reação é mista, com as principais bolsas da Europa em queda, enquanto os índices futuros do Nova York sugerem que os mercados à vista por lá renovarão máximas históricas novamente nesta segunda-feira (15).

Em outros mercados, o dólar avança, os rendimentos dos Treasuries (títulos de renda fixa) sobem (inclusive os rendimentos de dois e dez anos atingiram o maior nível desde janeiro), os contratos futuros do petróleo oscilam entre pequenos ganhos e perdas, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 1,03% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 114,88 por tonelada.

Depois de dez altas seguidas, o fôlego do Ibovespa será testado nesta segunda-feira (15) e, neste sentido, o ambiente externo parece corroborar a continuidade do movimento -o EWZ, por exemplo, principal ETF do Brasil negociado em Wall Street, já operava em alta no pré-mercado. Internamente, o foco dos investidores segue em torno dos debates sobre as medidas de compensação pela manutenção da desoneração da folha de pagamentos, o projeto de renegociação da dívida dos Estados e, especialmente, a expectativa pela divulgação do relatório bimestral de receitas e despesas –apenas na próxima semana.

Agenda econômica

Brasil: O boletim Focus e o IBC-BR (9h) são destaques nesta segunda-feira (15). A expectativa do mercado para o IBC-BR é de alta de 0,30% em maio, após 0,01% em abril. Entre os eventos, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reunião de articulação política (9h) e recebe o presidente da Itália, Sergio Mattarella (11h). Nos dias seguintes, estão programadas as segundas prévias do IPC-S, amanhã, além do IGP-10 e do IPC-Fipe, ambos na quarta-feira (17).
EUA: A agenda desta segunda-feira traz o índice de atividade industrial Empire State de julho (9h30) e eventos com o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell (13h30), e com a dirigente do Fed de São Francisco Mary Daly (17h35). Também são esperados nos próximos dias os dados de junho de varejo, na terça-feira (16), e de produção industrial e o Livro Bege, na quarta-feira (17).
Europa: Mais cedo, a agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, divulgou que produção industrial da zona do euro caiu 0,6% em maio ante abril, segundo dados com ajustes sazonais, ficando acima da expectativa de queda de 1% no período. No confronto anual, a produção industrial do bloco sofreu contração de 2,9% em maio. Entre os destaques da semana, estão a inflação ao consumidor na zona do euro e Reino Unido, na quarta-feira, a decisão de juros do Banco Central Europeu (BCE), com entrevista de Christine Lagarde, na quinta-feira (18).

China: O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 4,7% no segundo trimestre deste ano, ante igual período de 2023, abaixo das estimativas de 5,1%, indicando uma desaceleração em relação ao resultado do primeiro trimestre, de 5,3%. Já a produção industrial teve alta anual de 5,3% em junho, superando a expectativa (5%), mas as vendas no varejo avançaram 2% na comparação anual de junho, ante consenso de acréscimo de 3,2%. No próximo domingo, o PBoC (o Banco Central local) define juros de 1 e 5 anos.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Web Stories

Ver tudo
<
IRB (IRBR3): CEO da Eletrobras e mais 10 ex-diretores são acusados de fraude
Quanto custa comer o melhor peixe do mundo?
Consulta ao 4º lote da restituição do IR já pode ser realizada; veja como
Mega-Sena: qual é a lógica do sorteio, segundo cálculos matemáticos?
Lotofácil da Independência: se eu ganhar, quanto tempo tenho para retirar meu prêmio?
Ibovespa: o que é e para que serve?
CLT: trabalho com carteira assinada, preciso declarar o Imposto de Renda?
O que muda na partilha de bens com novas regras?
Como fazer uma doação de imóvel?
4º lote restituição do IR: consulta é liberada; veja como fazer
Saiba onde o dono da Louis Vuitton, Bernard Arnault, investe sua fortuna
Quem tem carteira assinada pode abrir uma empresa?
>