Após dias negativos, os sinais voltam a se tornar positivos no exterior, em um aparente movimento de recuperação técnica dos mercados. Ainda assim, o fôlego é bastante restrito, com investidores à espera de mais sinais sobre o rumo dos juros nas maiores economias do mundo.
Leia também
A curva futura de juros americana precifica 59,5% de chances de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica do país em março, significativamente abaixo das apostas de início de ano, mas ainda em patamares relativamente elevados. Assim, esta quinta-feira (18) começa com bolsas em leve alta na Europa e os índices futuros de Nova York estáveis.
O dólar opera em baixa ante outras moedas fortes e os retornos dos Treasuries recuam, enquanto os contratos futuros do petróleo reduziram os ganhos de mais cedo, após divulgação do relatório mensal da Agência Internacional de Energia (AIE), e os preços futuros do minério de ferro subiram cerca de 3% em Singapura, apesar da sinalização da China de que o país não adotará grandes estímulos econômicos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Assim como no exterior, a tendência hoje é de alguma recuperação técnica para os ativos locais também, mas provavelmente de pequena intensidade. O EWZ, principal Exchange Traded Fund (ETF) brasileiro negociado no exterior, operava perto da estabilidade no pré-mercado, com ligeiro viés positivo.
O principal direcionador para os negócios deve ser a reunião entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre a Medida Provisória da reoneração da folha de pagamentos. Outro destaque é o Tribunal de Contas da União (TCU), que endossou os alertas sobre a possibilidade do orçamento de 2024 conter receita “superestimada”.
Agenda econômica
Brasil: A provável reunião entre Haddad e Lira deve ocorrer no fim da tarde. Mais tarde, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa da cerimônia de retomada de investimentos na Refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, em Pernambuco (17h30). Nos mercados, o Tesouro realiza leilão de títulos público prefixados (11h00).
EUA: São esperados os dados semanais de auxílio-desemprego (10h30) e permissão para novas obras (10h30). Além disso, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) de Atlanta, Raphael Bostic, participa de dois eventos (9h30 e 13h30) e o Departamento de petróleo divulga os estoques da semana passada (13h00).
Europa: A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa novamente de um painel no Fórum Econômico Mundial (12h15) e, mais cedo, o banco publica a ata da mais recente decisão monetária (9h30).
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.