A última sexta-feira do ano para os mercados é de oscilações comedidas no exterior, com os investidores aguardando a divulgação dos dados de novembro do PCE, métrica de inflação preferida do Federal Reserve. Em meio ao ambiente de liquidez muito enfraquecida, o que se vê são índices futuros em Nova York e as principais bolsas da Europa operando com viés de baixa – embora os juros das Treasuries também mostrem queda.
Leia também
Ao que tudo indica, a questão continua sendo se a dinâmica atual de inflação reforçará a aposta majoritária de que o Fed dará início aos cortes de juros já em março de 2024. Fora do mundo das bolsas, o dólar opera sem direção definida, os preços futuros do minério de ferro fecharam novamente em alta (3%) em Dalian, enquanto os contratos futuros do petróleo avançam.
Por aqui, o avanço da pauta econômica no Congresso e a alta das commodities mais relevantes para o Ibovespa podem abrir espaço para mais um pregão de ganhos na B3, que ontem voltou a renovar recorde nominal de fechamento, encerrando acima dos 132 mil pontos.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Vale lembrar que, depois das aprovações de ontem no âmbito Legislativo, as atenções se voltam à votação conjunta do Orçamento de 2024, última pauta relevante do ano no Congresso, que entrará agora em recesso.
Agenda econômica 22/12:
Brasil: O Congresso Nacional terá sessão conjunta para votação do Orçamento de 2024. E o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recebe jornalistas que cobrem economia nesta sexta-feira em café da manhã.
EUA: A sessão contará com a divulgação dos dados sobre a renda pessoal e gastos com consumo, incluindo o índice de preços dos gastos com consumo (PCE), todos referentes ao mês de novembro (10h30)
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade