Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: balanço da Nvidia surpreende investidores e espalha otimismo pelas bolsas mundo afora

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa, as bolsas no exterior e o mercado em geral no dia de hoje. Confira.

O exterior é positivo nesta manhã de quinta-feira (22), com novo recorde em Tóquio que espalhou otimismo para os mercados acionários da Europa e índices futuros em Nova York.

Investidores reagem ao lucro da gigante de semicondutores Nvidia, acima das previsões no quarto trimestre e receita recorde – indicativo para além da empresa, relacionado ao ambiente econômico.

Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e o dólar recuam com o apetite por risco, mesmo após a diretora do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense), Michelle Bowman, ter rechaçado dar início aos cortes de juros neste momento.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo ampliam os ganhos de cerca de 1% da sessão anterior, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram perdas de 1,49% durante a madrugada em Dalian.

O maior apetite por risco indica um dia positivo para o Ibovespa e os demais ativos domésticos, enquanto os investidores repercutem a notícia de que o Governo deve acatar a proposta do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para dividir os conteúdos da medida provisória (MP) que propôs a reoneração gradual da folha de pagamento.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não confirmou uma data para o envio do projeto, mas disse que deve ocorrer antes do final de março.

Agenda econômica

Brasil: O relatório Focus será publicado (8h30), seguido dos dados de arrecadação do Governo Federal em janeiro (10h30) e entrevista coletiva (11h). A expectativa é de que a receita do Governo com impostos e contribuições federais tenha atingido R$ 277 bilhões em janeiro, em função de recolhimentos previdenciários e a tributação de fundos exclusivos, após R$ 231,225 bilhões em dezembro.

Ainda pela manhã, o Tesouro realizará leilões de venda de títulos públicos federais prefixados. Entre os eventos, o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, fala em evento da Câmara Espanhola, em São Paulo (9h) e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates (11h).

EUA: Destaques para os pedidos semanais de auxílio-desemprego (10h30) e a publicação dos índices de gerentes de compras (PMI) composto, de serviços e industrial preliminares de fevereiro (11h45).

Publicidade

Participam de eventos os dirigentes do Fed: Philip Jefferson, vice-presidente (12h), Patrick Harker, da Filadélfia (16h), a diretora Lisa Cook (19h), Neel Kashkari, de Minneapolis (19h) e o diretor Christopher Waller (21h35).

Europa: A ata relativa à última reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) será conhecida ainda pela manhã (9h30), Hoje, mais cedo, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro avançou 2,8% na comparação anual de janeiro, como previsto.

Enquanto isso, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 47,9 em janeiro para 48,9 em fevereiro, atingindo o maior nível em oito meses.

Na Alemanha, o indicador caiu de 47 em janeiro para 46,1 em fevereiro, atingindo o menor nível em quatro meses, ao passo que no Reino Unido, o indicador subiu de 52,9 em janeiro para 53,3 em fevereiro, atingindo o maior nível em nove meses e acima da expectativa de estabilidade.

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
>