Em meio à falta de grandes direcionadores para os negócios, a última semana de fevereiro começa com ajustes moderados (e negativos) na maioria dos mercados internacionais.
Leia também
Nos próximos dias, uma bateria de indicadores de inflação e atividade nos Estados Unidos, aliada aos discursos de vários dirigentes do Fed, deve dar um rumo mais definido para as bolsas.
Enquanto isso, o que se vê nesta manhã de segunda-feira são índices futuros em Nova York recuando, após o Dow Jones e S&P 500 terem renovado a máxima histórica na sexta-feira, enquanto os mercados europeus também lutam para se manter acima da linha d’água.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Para além das bolsas, os juros dos Treasuries e o dólar adotam viés de baixa, os contratos futuros do petróleo estendem as perdas de mais de 2% da sessão anterior, enquanto os preços futuros do minério de ferro recuaram 3,21% em Dalian, na China.
Essa ausência de um referencial externo positivo, somada à queda das commodities mais relevantes para o Ibovespa, sugere um novo dia de realização de lucros por aqui.
Entre os direcionadores, os investidores devem acompanhar a coletiva de imprensa do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, junto ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em meio ao crescente desconforto com o ambiente fiscal – neste sentido, o Brasil vai aproveitar a reunião de Ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais de países integrantes do G20 esta semana para propor um modelo de taxação global dos chamados “super-ricos”.
Agenda econômica 26/02:
Brasil: Ao longo da semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA-15 de fevereiro amanhã e o PIB do quarto trimestre, na sexta-feira. Além disso, devido à operação-padrão dos servidores do Banco Central, o Relatório Focus será publicado nesta terça-feira e os dados do fluxo cambial de 19 a 23 de fevereiro na quinta-feira.
As reuniões em São Paulo de vice-ministros de Finanças e vice-presidentes de Bancos Centrais do G20 começam hoje e contarão, na quarta e quinta-feira, com a presença da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.
Publicidade
Nesta segunda, a secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, apresenta o briefing do evento (8h30), enquanto o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anuncia o Programa de Mobilização de Capital Privado Externo e Proteção Cambial no âmbito do Plano de Transformação Ecológica brasileiro (11h) e, depois, participa da mesa de abertura do “Fórum Governos e Bancos Centrais na Era da Mudança Climática” (15h).
EUA: A segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre será publicada na quarta-feira, e os dados de gastos com consumo, renda pessoal e o índice de preços de gastos com consumo (PCE) do país em janeiro, na quinta-feira.
Vários dirigentes do Federal Reserve se pronunciam nos próximos dias: o vice-presidente de regulação do Fed, Michael Barr, nesta terça-feira; os presidentes das distritais de Atlanta, Raphael Bostic, e de Nova York, John Williams, na quarta-feira; do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, de Chicago, Austan Goolsbee, e de Cleveland, Loretta Mester, todos na quinta- feira; além dos diretores Christopher Waller e Adriana Kugler, na sexta-feira.
Hoje, saem dados de permissões para novas obras (10h) e as vendas de moradias novas (12h), ambos de janeiro.
Publicidade
Europa: Destaques para os índices de inflação ao consumidor (CPI) preliminares de fevereiro da Alemanha, na quinta-feira, e da zona do euro, na sexta-feira, além dos PMIs industriais de países da
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.