O tom é positivo nos mercados internacionais nesta quarta-feira (29), embora o fôlego seja curto na maioria das bolsas na Europa e entre os índices futuros de Nova York. Os investidores aguardam sinais sobre a política monetária dos Estados Unidos.
Leia também
O dólar tem leve recuo ante outras moedas fortes, enquanto os contratos futuros de petróleo exibem alta contida e os preços futuros do minério de ferro tiveram alta, após duas quedas seguidas, refletindo o maior otimismo sobre a demanda chinesa, contrabalanceando a vigilância das autoridades locais sobre a alta recente dos preços da commodity.
Por aqui, os investidores esperam a votação, no Senado, da proposta que muda o Imposto de Renda sobre fundos exclusivos e sobre a renda obtida no exterior por meio de offshores. Também vai ao plenário o projeto que regulamenta as apostas esportivas.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao que tudo indica, o Governo corre contra o relógio para conseguir a aprovação de pelo menos oito itens da pauta econômica até o dia 22 de dezembro, quando se inicia o recesso parlamentar. A tendência para a abertura dos negócios, como sugere o EWZ, o principal exchange traded fund (ETF) do Brasil negociado em Wall Street, é positiva, com possível alta em torno de 1%.
Agenda econômica
Brasil: Destaque para o Índice Geral de Preços -Mercado (IGP-M) de novembro (8h00) e o Relatório da Dívida Pública de outubro (14h30) entre os indicadores econômicos. Entre os eventos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumprem agenda em Riad, na Arábia Saudita.
EUA: A agenda conta com a divulgação da segunda leitura do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre (10h30), junto com o índice de preços de gastos com consumo (PCE) e do Livro Bege (16h00). Durante a tarde (15h45), presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central estadunidense) de Cleveland, Loretta Mester, faz um pronunciamento público.
Europa: Será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha de novembro (10h00) e são esperados discursos do presidente do Banco da Inglaterra (BoE), Andrew Bailey (12h05).
China: Sairão os índices de gerentes de compras (PMIs) no fim da noite (22h30)
Publicidade
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.