A semana que antecede o feriado de Carnaval começa com os balanços do quarto trimestre de 2023 no Brasil. Os principais bancos publicam seus resultados, bem como o número consolidado do ano passado.
Leia também
A segunda-feira (5) promete novos ajustes nas ações da Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3), uma vez que as companhias confirmaram a combinação de negócios e unificação das bases acionárias.
Soma-se a esse ambiente corporativo, a retomada das atividades no Congresso, após o recesso parlamentar, a leitura da ata referente à última decisão de juros do Comitê de Política Monetária (Copom) e a primeira leitura de inflação de janeiro, com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), na quinta-feira (8).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Lá fora, os índices de Nova York indicam abertura em queda, após Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense), ter afirmado que o início de corte de juros em março “não é o mais provável”.
A sessão começa com o rendimento dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) voltando a subir, depois dos avanços posteriores aos dados do payroll na última sexta-feira (2).
Além disso, o dólar se fortalece frente a outras moedas nesta manhã. Na Europa, as bolsas mostram apetite moderado, com leituras divididas de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) na região.
O PMI de serviços alemão atingiu o menor nível em cinco meses, ao passo que o PMI composto da zona do euro atingiu o maior nível em seis meses. Em ambos os casos, permaneceram abaixo de 50 pontos, indicando contração da atividade.
Publicidade
Nas commodities, a sessão foi de queda nas cotações futuras dos contratos de minério de ferro, bem como o petróleo tem desempenho negativo, o que sugere que um ímpeto para o Ibovespa precisaria vir de outros representantes do índice, que não de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3; PETR4).
Agenda econômica
Brasil: A semana é recheada de dados econômicos e informações relevantes para os mercados. Hoje, são esperados a nota do setor externo do BC, às 8h30. A S&P Global publicará o PMI composto às 10h, no mesmo horário que é aguardado o PMI de serviços de janeiro.
Durante à tarde, em sessão solene do Congresso, está marcada a abertura do ano legislativo às 15h. Já à noite, após o fechamento dos mercados locais, Itaú Unibanco (ITUB3) e Cielo (CIEL3) divulgam os números do quarto trimestre de 2023.
Na terça-feira (6), é a vez da ata do Copom, do Boletim Focus, prorrogado por conta de operação padrão do BC, do Índice Geral de Preços (IGP-DI) de janeiro e a nota de crédito do BC.
Na quarta-feira (7), são esperados os dados do setor público de dezembro, vendas no varejo de dezembro, produção e vendas de veículos da Anfavea, enquanto na safra de balanços, Bradesco, Klabin e Alpargatas apresentam seus resultados.
Publicidade
Na quinta-feira (8), a safra de balanços reserva os números do Banco do Brasil e a leitura de inflação de janeiro medida pelo IPCA.
Por fim, a semana se encerra com o volume de serviços de dezembro, e o balanço da Usiminas, ambos na sexta-feira (9).
EUA: São esperados os PMIs composto de janeiro, pela S&P, às 11h45, bem como o PMI de serviços de janeiro pelo Institute of Supply Management (ISM), ao meio dia.
Na terça-feira, além de falas de diversos dirigentes do Fed, a safra de balanços internacional continua a todo vapor.
Publicidade
Na quarta-feira, será a vez da balança comercial dos EUA e dos números do Walt Disney. Já na quinta-feira, os pedidos semanais de auxílio-desemprego serão conhecidos e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, participará de sessão no Senado norte-americano.
Europa: Além da leitura dos PMIs nesta segunda, amanhã são esperadas às encomendas à indústria alemã e as vendas no varejo da zona do euro. Na quarta-feira, os dados de produção industrial da Alemanha ganham destaque.
China: Antes do Ano Novo Lunar, que manterá os mercados fechados na China, Coreia do Sul e Hong Kong à partir de sexta-feira, são esperados os dados de inflação ao consumidor (CPIc, na sigla em inglês) e ao produtor (PPI, na sigla em inglês) chinês na quarta-feira.
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.
Publicidade