Com a volta dos negócios nos Estados Unidos, após a pausa do feriado, os principais mercados internacionais se ajustam em baixa, com os índices futuros de Nova York e as bolsas na Europa caindo nesta manhã de terça-feira (3). Aparentemente, essa apreensão decorre das expectativas pelos mais recentes dados econômicos americanos, que devem balizar as apostas em torno dos cortes nas Fed Funds –a atual precificação indica chance de uma em cinco (20%) de um corte de 0,50 pp, por exemplo.
Leia também
Em outros mercados, o dólar e os rendimentos dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) oscilam muito pouco, os contratos futuros do petróleo recuam, em meio as preocupações sobre as perspectivas econômicas na China e as interrupções no fornecimento na Líbia, enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram mais de 3%, abaixo de US$ 95,00 a tonelada em Singapura, estendendo a derrocada vista na segunda-feira (2), quando dados de fábricas e vendas de casas na China abalaram a confiança dos investidores sobre um potencial de alta para o mercado de aço chinês.
A leitura do panorama externo, com bolsas e commodities em queda, inspira mais cautela para os investidores locais nesta terça-feira (3) –e, de fato, o EWZ, principal ETF do Brasil negociado em Wall Street, caía mais de 1% no pré-mercado. Entre os direcionadores locais, os dados sobre a atividade econômica ficam no radar, mas não devem alterar muito a percepção de risco na sessão.
Agenda econômica
Brasil
O IBGE divulga o PIB do segundo trimestre deste ano logo cedo (9h), cuja mediana do mercado indica crescimento de 0,9%, após alta de 0,8% no primeiro trimestre do ano. Entre os eventos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reúne-se com os Ministros de Portos e Planejamento (10h) e com o diretor da FGV (15h30), a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresenta o Projeto de Lei Orçamentária de 2025 ao Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (15h30), e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da posse do Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, no cargo de corregedor nacional de Justiça (10h) e reúne-se com Ministros.
EUA
Serão publicadas as leituras finais dos PMIs industriais em agosto medidos pela S&P Global (10h45) e pelo instituto ISM (11h).
Europa
Dirigentes do Banco Central Europeu (9h e 11h), Banco da Inglaterra (9h45) e do Banco de Compensações Internacionais (13h30) participam de conferência promovida pelo BCE e pela Autoridade Bancária Europeia.
China
À noite, saem dados de PMIs de serviços e composto (22h45).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.