Vídeos

Abertura de Mercado: Bom humor impera nos mercados

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa nesta sexta-feira (12)

Mais uma semana vai chegando ao fim em meio a um clima mais positivo no exterior, ainda refletindo o otimismo dos investidores sobre a crescente possibilidade de cortes de juros nos Estados Unidos após o índice de preços ao consumidor (CPI) ter mostrado deflação – surpreendendo todas as expectativas da abertura de mercado.

Diante disso, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York sugerem uma sexta-feira (12) de novos ganhos, em alguns casos inclusive rumando a patamares históricos novamente.

Em outros mercados, os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) têm alta leve, o dólar opera perto do menor nível em cinco semanas, os contratos futuros do petróleo sobem pelo terceiro dia, com sinais de demanda mais forte, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram pelo segundo dia em Singapura, apesar de indicadores na China que mostraram redução das importações de produtos básicos em junho.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essa combinação de bolsas e commodities em alta deve continuar estimulando o desempenho dos ativos locais, embora o EWZ (principal ETF do Brasil negociado em Wall Street) tenha operado estável no pré-mercado.

Agenda econômica da abertura de mercado

Brasil: Entre os indicadores, os dados de serviços em maio são o destaque do dia. Quatro das cinco atividades de serviços registraram avanço em maio ante maio de 2023, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os serviços prestados às famílias avançaram 6,50%, enquanto os serviços de informação e comunicação subiram 4,20%. Houve avanço de 3,40% em serviços profissionais, administrativos e complementares e queda de 4,80% em transportes. Outros serviços, por sua vez, registraram avanço de 3,30% em maio, na comparação com maio de 2023.

Na agenda de eventos, haverá uma entrevista do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo (9h30).

EUA: Destaque para a inflação ao produtor (PPI) em junho (9h30), o índice de sentimento do consumidor de julho da Universidade de Michigan (11h00) e balanços dos bancos Citigroup (CTGP34), JPMorgan (JPMC34) e Wells Fargo (WFCO34).

China: na abertura de mercado, destaque para as exportações, que tiveram alta de 8,6% em junho ante igual mês do ano passado, superando a expectativa de avanço de 8%, mas as importações caíram 2,3% em junho, após o avanço de 1,8% em maio, frustrando a estimativa de alta de 3%.

Publicidade