Após uma semana memorável para a maioria dos mercados acionários mundo afora os investidores parecem buscar maiores evidências sobre a sustentabilidade desse otimismo antes de irem novamente às compras, como a publicação do balanço da gigante da Inteligência Artificial Nvidia e indicadores americanos de atividade nos próximos dias. Neste ambiente, as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York lutam para estabelecer uma direção clara para os negócios, oscilando próximos da estabilidade –vale ressaltar que a sessão começa em meio a volumes de negociação muito baixos, em cerca da metade do nível médio dos últimos 30 dias.
Leia também
Em outros mercados, o dólar opera perto da estabilidade, os rendimentos dos Treasuries sobem, os contratos futuros do petróleo recuam, depois de três dias de alta causada pelo receio de redução do suprimento da Líbia e tensão no Oriente Médio, enquanto os preços futuros do minério de ferro estenderam os ganhos, desta vez de 3,34% em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 106,42 por tonelada, com investidores acreditando que a produção de aço chinesa pode ter encontrado um piso após uma forte desaceleração na demanda.
Essa falta de referência no exterior pode abrir espaço para uma realização de lucros do Ibovespa, especialmente se considerarmos que o índice fechou ontem em nova máxima histórica (136.889 pontos). A leitura da prévia de inflação (IPCA-15), portanto, deve ser um importante fio condutor para as negociações, mas ainda que o indicador venha abaixo do esperado pode ser insuficiente para apagar as apostas de elevação da Selic em setembro, considerando a desancoragem das expectativas e as dúvidas a respeito dos impactos climáticos sobre os preços.
Agenda econômica
Brasil
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA-15 de agosto logo cedo (9h), que deve mostrar uma desaceleração mensal a 0,19%, após alta 0,30% em julho. Mais cedo (8h) foi conhecido o Índice Nacional de Custo da Construção -(INCC-M), da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre os eventos, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de encontro com o mercado financeiro (18h15).
EUA
Será divulgado apenas o índice de confiança do consumidor de agosto (11h).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.