Vídeos

Abertura de Mercado: Chegou o grande dia… ou não?!

A operação possui validade apenas para o pregão desta terça-feira (5)

Abertura de Mercado: Chegou o grande dia… ou não?!
Painel do Ibovespa (Foto: Werther Santana/Estadão)

Na reta final da intensa disputa entre Donald Trump e Kamala Harris na eleição presidencial americana, observa-se alguma relutância dos investidores em tomar partido –assim, o que se vê são variações bastante modestas nos principais mercados acionários internacionais, ainda que prevaleça um leve sinal positivo entre os índices futuros de Nova York. Como as pesquisas sugerem um resultado muito apertado, a probabilidade de contestação é um risco que assombra à todos, com a possibilidade da contagem de votos se arrastar por dias (ou até mesmo semanas).

Em outros mercados, o dólar tem baixa discreta frente às demais moedas, após maior queda em mais de um mês ontem, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) avançam, os contratos futuros do petróleo têm leve alta, depois do forte avanço da véspera, diante da extensão da restrição de oferta da Opep+ e das tensões crescentes no Oriente Médio, enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 2,53% na madrugada em Dalian, cotados ao equivalente à US$ 111,41 por tonelada.

Por aqui, sem grandes indicadores na agenda e à espera da decisão do Copom de amanhã, os ativos locais devem ser influenciados pela tendência externa –embora um possível anúncio do pacote fiscal seja um importante fator determinante para os negócios. Sobre isso, o Ministério da Fazenda informou ontem à noite que as propostas em discussão foram apresentadas e compreendidas na reunião desta segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e demais Ministros. Outros ministérios serão convocados hoje pela Casa Civil para participar do debate, mas sem detalhamento sobre quais.

Agenda econômica

Brasil

Foi publicado o PMI de serviços e composto (10h). Entre os eventos, o Secretário extraordinário da Reforma Tributária, Bernard Appy, participa de evento do qual o diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, fala na abertura, mas sob a regra de silêncio do Copom (8h30). Além disso, o BNDES lança o programa Crédito Digital (15h).

EUA

Estão previstos o PMI do setor de serviços de outubro da S&P Global (11h45) e ISM (12h), além da balança comercial de setembro (10h30).

Europa

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa hoje (11h30).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos