Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Conflitos voltam ao radar dos mercados

A operação possui validade apenas para o pregão desta terça-feira (19)

Abertura de Mercado: Conflitos voltam ao radar dos mercados
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Preocupações de que o conflito na Ucrânia possa se agravar minam a confiança dos investidores nesta terça-feira (19) e provocam perdas na maioria dos mercados acionários mundo afora, depois que Vladimir Putin, assinou um decreto permitindo que a Rússia dispare armas nucleares em resposta a um ataque convencional maciço em seu solo, incluindo drones –segundo o documento a Rússia verá a agressão contra si mesma ou seus aliados por um estado não nuclear apoiado por outras potências nucleares como um ataque conjunto. Essa declaração do governo russo vem após a decisão do presidente americano, Joe Biden, de permitir Volodymyr Zelenskiy, da Ucrânia, atacar alvos militares na Rússia usando armas de longo alcance fabricadas nos Estados Unidos.

Em outros mercados, o dólar tem leve alta frente às demais moedas, após dois dias de queda, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) caem, em reflexo da maior busca por proteção, os contratos futuros do petróleo recuam, devolvendo parte da alta de mais de 3% registrada ontem, quando o barril teve o maior ganho em mais de cinco semanas –favorecido pelo enfraquecimento do dólar e pelo sentimento de risco mais positivo nos mercados –enquanto os preços futuros do minério de ferro subiram 3,05% na madrugada em Dalian, cotados ao US$ 107,21 por tonelada.

Esse ambiente externo, claramente, não deve favorecer o desempenho dos ativos locais, que ainda seguem pressionados pela indefinição no campo fiscal –e, de fato, o principal ETF do Brasil em Nova York caía quase 1% no pré-mercado.

Agenda econômica

Brasil

Entre os eventos, destaque para a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em uma palestra na Associação Comercial de São Paulo (10h30).

EUA

Saem hoje os dados das construções de moradias iniciadas de outubro (10h30). Além disso, o presidente do Fed de Kansas City, Jeffrey Schmid, fala em evento da Câmara de Greater Omaha (14h30).

China

O Banco Popular da China (PBoC) define hoje à noite as taxas de referência de longo prazo (LPRs) de 1 e 5 anos.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.