Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Contra a tendência?

A operação possui validade apenas para o pregão desta sexta-feira (28)

O movimento global de ajustes se estende pelo terceiro dia seguido, com as principais bolsas da Europa e os índices futuros de Nova York em queda e o ouro em novo recorde. Antes do prazo final para a implementação das tarifas do presidente Donald Trump, aparentemente, os investidores seguem vendendo ações em receio à eclosão de uma guerra comercial, com possíveis impactos na economia global.

Em outros mercados, o dólar opera de lado frente às demais moedas, os rendimentos dos Treasuries caem, refletindo a maior busca por ativos seguros, os contratos futuros do petróleo também têm baixa variação nesta manhã, mas caminham para o terceiro avanço semanal, enquanto os preços futuros do minério de ferro caíram 0,19% na madrugada em Dalian, cotados aos US$ 108,10 por tonelada.

Esse viés negativo no exterior pode limitar um novo avanço dos ativos locais, embora a percepção de que um ciclo de afrouxamento monetário por aqui deve acontecer em algum momento nos próximos meses pode manter o interesse dos investidores –e, de fato, o principal ETF brasileiro negociado em Nova York, o EWZ, subia quase 0,50% no pré-mercado.

Agenda econômica

Brasil

Destaques para o IGP-M de março (8h), a Pnad Contínua, com a taxa de desemprego no trimestre encerrado em fevereiro (9h) e os dados do Caged de fevereiro (14h30). Além disso, o Tesouro divulga o Relatório mensal da dívida pública federal de fevereiro (14h30).

EUA

As atenções se voltam ao índice de preços de gastos com consumo (PCE) referente a fevereiro (9h30), além de números da confiança do consumidor (11h). São esperados também discursos do vice-presidente de Supervisão do Fed, Michael Barr (13h15) e do Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic (16h30).

Europa

A confiança do consumidor na Alemanha melhorou marginalmente após as eleições parlamentares de fevereiro e pode se fortalecer mais nos próximos meses depois da aprovação de um grande pacote fiscal, há uma semana. Uma pesquisa do instituto Gfk projeta que oíndice de confiança do consumidor na Alemanha subirá para -24,5 pontos em abril, ante o nível revisado a -24,6 pontos de março. O resultado de abril, no entanto, ficou abaixo da expectativa de um avanço do indicador a -22,3 pontos.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail