Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: EUA aguardam dados de atividade enquanto IPCA-15 é destaque no Brasil

A operação possui validade apenas para o pregão desta quinta-feira (24)

Abertura de Mercado: EUA aguardam dados de atividade enquanto IPCA-15 é destaque no Brasil
Painel do Ibovespa. (Fonte: Adobe Stock)

Na manhã desta quinta-feira (23), os índices futuros de Nova York apresentam movimentos mistos refletindo resultados corporativos. O Dow Jones futuro é pressionado pela queda de4,5% da IBM, enquanto o Nasdaq futuro avança com o salto de 11,2% da Tesla no pré-mercado. Na Europa, as bolsas operam em alta, enquanto investidores reagem a balanços positivos de grandes empresas da região e avaliam dados de atividade (PMIs) preliminares da zona do euro. Em outros mercados, o dólar recua ante outras moedas de países desenvolvidos e de emergentes. Os juros dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) também caem após três dias de alta das taxas por incertezas com os cenários eleitoral e de política monetária dos EUA.

Em relação às commodities, os contratos futuros do petróleo sobem mais de 1,5% nesta manhã, revertendo perdas de ontem, enquanto investidores monitoram os desdobramentos do conflito no Oriente Médio. Já o minério de ferro fechou em queda de 0,26%, em Dalian, na China, cotado ao equivalente a US$ 105,94.

Aqui no Brasil, a melhora do humor no exterior, bem como a alta do petróleo, podem dar fôlego ao Ibovespa. Além disso, a queda dos retornos dos Treasuries pode trazer algum alívio ao câmbio e na curva de juros, mas a indefinição fiscal no Brasil ainda podelimitar esses ajustes.

Agenda econômica

Brasil

O IPCA-15 de outubro é o destaque da agenda de hoje e sai às 9h. O indicador deve acelerar para 0,51% em outubro, ante 0,13% em setembro, devido ao aumento nas tarifas de energia elétrica e nos preços dos alimentos. Além disso, o Tesouro realiza leilões devenda de NTN-F e LTN às 11h. A conferência de imprensa do G20 com Fernando Haddad e Roberto Campos Neto será às 14h. O diretor de Política Econômica do BC, Diogo Guillen, fala em dois eventos com investidores, às 9h e às 11h. O diretor do BC Otavio Damaso(Regulação) participa de evento às 15h. O presidente Lula reúne-se com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, às 9h. Em relação à safra de balanços, Vale, Multiplan e Suzano divulgam os resultados do terceiro trimestre do ano após o fechamento do mercado.

EUA

Os pedidos semanais de auxílio-desemprego e o índice de atividade nacional de setembro serão publicados às 9h30, enquanto as prévias dos PMIs de outubro sairão às 10h45. As vendas de moradias novas em setembro saem às 11h. A presidente do Fed de Cleveland,Beth Hammack, discursa às 10h45. Ainda nos EUA, American Airlines e First Citizens BancShares publicam resultados trimestrais, antes da abertura dos mercados em Nova York.

Europa

O PMI composto do bloco subiu marginalmente em outubro, a 49,7, graças ao bom desempenho do setor industrial, uma vez que o de serviços mostrou uma queda inesperada. Apenas na Alemanha, os PMIs vieram acima das expectativas. No Reino Unido, por outro lado,ficaram bem abaixo do previsto. Vários dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) fazem pronunciamentos ao longo do dia.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.