Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Exterior avança com alívio geopolítico e petróleo despenca

A operação possui validade apenas para o pregão desta segunda-feira (28)

Abertura de Mercado: Exterior avança com alívio geopolítico e petróleo despenca
Painel do Ibovespa mostra cotações do dia na bolsa de valores brasileira. (Foto: Werther Santana/Estadão)

A semana começa positiva para as principais bolsas da Europa e futuros de Nova York depois que os ataques retaliatórios de Israel se limitaram a alvos militares no Irã, evitando um conflito direto mais amplo. Por isso, o petróleo recua mais de 6% após o governo iraniano confirmar que a indústria petrolífera do país estava operando normalmente. Além disso, os rendimentos dos títulos de renda fixa americanos (Treasuries) sobem, e o dólar tem leve viés de baixa em relação a divisas rivais.

Na Ásia, a bolsa do Japão subiu com o iene mantendo os menores níveis em três meses ante o dólar, após o partido do governo perder a maioria parlamentar pela primeira vez em 15 anos, colocando em xeque um aumento de juros do Banco do Japão (BoJ) esta semana.

Por aqui, a forte queda do petróleo deve ser amenizada pelo avanço de 2,35% do minério de ferro nesta madrugada em Dalian, além do apetite ao risco observado principalmente em NY. Os investidores também devem aguardar, sob certo ceticismo, o volume de redução de despesas a ser anunciado pelo governo. Na semana, indicadores devem orientar as apostas para as reuniões de política monetária do Copom do próximo dia 06 de novembro, como Caged, Pnad Contínua, dados do Governo Central e do setor público consolidado. Por fim, a temporada de resultados traz como destaque os números de Bradesco, Santander e Ambev.

Agenda econômica

Brasil

O boletim Focus (8h25) é destaque nesta segunda-feira. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, reúne-se com investidores em Londres (12h). O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (10h30); a ministra do Planejamento, Simone Tebet; e o presidente do BID, Ilan Goldfajn, participam do BIF 2024, que começa às 9 horas, além do secretário do Tesouro, Rogério Ceron às 14 horas.

EUA

A primeira leitura do PIB do 3T24 na quarta-feira, a inflação ao consumidor (PCE) de setembro na quinta-feira e o principal relatório de emprego (Payroll) na sexta-feira são os destaques da semana. No setor corporativo, a Ford divulga seus resultados hoje,depois do fechamento dos mercados, enquanto Alphabet e Visa, na terça, Meta e Microsoft, na quarta; Apple, Intel e Mastercard, na quinta-feira.

Europa

Destaques para a primeira leitura do PIB do 3T24 da Zona do Euro e Alemanha na quarta-feira, e CPI (índice de preços ao consumidor) de outubro da Zona do Euro na quinta-feira.

Ásia

O Banco do Japão divulga decisão de juros na madrugada de quinta.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos