A última sessão do mês de julho promete ser agitada pelas decisões de política monetária de diversos Bancos Centrais ao redor do globo. Neste sentido, a quarta-feira começa com as principais bolsas em alta, com ações de tecnologia se fortalecendo, depois que o Banco do Japão (BoJ) subiu sua taxa básica de juros para o nível mais alto desde 2008, além de reduzir compra de títulos.
Leia também
Nas próximas horas, será a vez do Fed sinalizar aos investidores quais são suas intenções em relação às Fed Funds –as apostas majoritárias recaem sobre o mês de setembro, mas há quem ache que hoje poderia ser o dia D para o tão aguardado início de afrouxamento na maior economia do mundo.
Em outros mercados, o dólar recua no exterior, os rendimentos dos Treasuries se estabilizaram após quedas anteriores, os contratos futuros do petróleo avançam com o aumento das tensões no Oriente Médio, uma região que produz cerca de um terço do petróleo bruto do mundo, enquanto os preços futuros do minério de ferro se recuperam do declínio de ontem, depois que a Rio Tinto, maior mineradora da matéria-prima, fez comentários otimistas sobre as perspectivas para a demanda.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com as principais commodities em alta e ânimo maior entre os investidores, é provável que atravessemos um dia positivo para os ativos locais por aqui também –e, de fato, o EWZ, principal ETF do Brasil negociado em Wall Street, avançava mais de 1% no pré-mercado. Como direcionadores adicionais, o decreto que detalhou a contenção de R$ 15 bilhões de despesas, publicado ontem à noite em uma edição extra do Diário Oficial da União, deve atrair a atenção -os Ministérios da Saúde e das Cidades foram os mais afetados, por exemplo.
Agenda econômica
Brasil
O dia começa com a publicação da Pnad Contínua (9h). Entre os eventos da sessão, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e todos os diretores da instituição participam das duas etapas da reunião do Copom, que anuncia decisão (a partir das 18h30) e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso ao longo do dia.
EUA
Além do relatório de empregos ADP (9h15), são esperados o índice de custo de emprego no segundo trimestre (9h30) e o PMI de julho (10h45). À tarde, o Federal Reserve divulga decisão de juros (15h).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.