Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: números da inflação nos EUA e no Brasil ficam no radar de investidores nesta sexta-feira

Os principais fatos e acontecimentos que vão impactar o Ibovespa, as bolsas no exterior e o mercado em geral no dia de hoje. Confira.

A última sessão da semana começa com a subida dos retornos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) e do dólar sobem nesta sexta-feira (16). O movimento não impede, no entanto, novos ganhos entre as principais bolsas europeias e nos índices futuros em Nova York.

O ambiente positivo reflete as apostas no alívio de mais de 1 ponto percentual nos juros dos Estados Unidos até o fim do ano. O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central estadunidense) de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou que “o momento adequado para tornar a política monetária menos restritiva” está se aproximando.

Entre as commodities, os contratos futuros do petróleo caem, enquanto os preços futuros do minério de ferro registraram ganhos de 1,54% na madrugada em Singapura, cotados a US$ 131,45 por tonelada.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O apetite por risco visto no exterior pode impulsionar alguma reação do Ibovespa na abertura, mas o ambiente global de câmbio e juros deve limitar um movimento mais intenso.

Agenda econômica

Brasil: O Índice Geral de Preços (IGP-10) e o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de fevereiro foram divulgados logo cedo (8h), seguidos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral referentes ao quarto trimestre e fechamento de 2023 (9h). O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, participa de live (10h).

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recebe o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário de Reformas Econômicas, Marcos Pinto, que farão uma apresentação fechada aos membros do Conselho Diretor da Febraban e a outros dirigentes do setor sobre a agenda microeconômica do Governo Federal voltada para a melhoria do ambiente de crédito no país (8h30).

EUA: O Índice de Preços ao Produtor (PPI) em janeiro será publicado às 10h30 e as expectativas de inflação da Universidade de Michigan, às 12 horas. O presidente do Fed de Richmond, Tom Barkin participa de evento às 10 horas, o vice-presidente de Supervisão do Fed, Michael Barr, às 11h10, e a presidente do Fed de San Francisco, Mary Daly,às 14h10.

Europa: O economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE), Huw Pill participa de conferência nos EUA (16h40). Mais cedo, segundo dados publicados hoje pelo ONS, as vendas no varejo do Reino Unido subiram 3,4% em janeiro ante dezembro, ficando bem acima da expectativa de alta de 1,6% no período.

Publicidade

Na comparação anual, as vendas no varejo britânico tiveram expansão de 0,7% em janeiro, enquanto neste caso o consenso era de queda de 1,4%

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.

 

 

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

O que este conteúdo fez por você?

Publicidade

Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail