Publicidade

Vídeos

Abertura de Mercado: Inflação americana pode selar o destino do Fed?

A operação possui validade apenas para o pregão desta quarta-feira (14)

As expectativas pela publicação da inflação ao consumidor (CPI) nos Estados Unidos limitam os movimentos dos principais mercados mundo afora, e o que se vê são índices futuros de Nova York e bolsas da Europa exibindo ganhos moderados. A percepção é de que o dado pode determinar se o Fed começará a cortar as taxas de juros no mês que vem, como vem sendo precificado pelo mercado, especialmente depois de a inflação ao produtor (PPI) ter vindo abaixo do esperado ontem.

Em outros mercados, o dólar estende a baixa frente a maioria das moedas, os rendimentos dos Treasuries recuam, os contratos futuros do petróleo sobem, recuperando-se das perdas de ontem, após o relatório da indústria que apontou queda considerável nos estoques americanos, enquanto as tensões aumentam no Oriente Médio, ao passo que os preços futuros do minério de ferro aprofundaram a queda e chegaram a bater o menor preço desde maio de 2023 em Singapura –a maior siderúrgica do mundo, China Baowu Steel Group, sinalizou uma crise aguda em todo o setor no país, aumentando as preocupações sobre a demanda justo no momento em que grandes produtoras como Vale e BHP intensificam as exportações.

Assim como no exterior, o dia deve começar morno por aqui, mas a leitura dos dados do varejo, logo cedo, pode dar um contorno diferente aos negócios após a surpresa com o forte desempenho de Serviços em junho. Vale ressaltar que hoje ocorrerá o vencimento de opções sobre o Ibovespa, tornando as negociações mais voláteis.

Agenda econômica

Brasil

Os dados de varejo restrito e ampliado serão publicados ainda antes da abertura dos negócios (9h), sendo esperada queda de 0,1% em junho no conceito restrito, após alta de 1,2% em maio, enquanto para o ampliado a expectativa é de crescimento de 1,2%, após 0,8% em maio. Além disso, a Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda divulga o Prisma Fiscal e a CNI publica a pesquisa Produtividade na Indústria (10h). Entre os eventos, em Brasília, a Câmara deve concluir a votação do segundo projeto de regulamentação da Reforma Tributária em sessão deliberativa (14h), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprecia a Proposta de Emenda à Constituição que concede autonomia orçamentária e financeira ao Banco Central (10h) e o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa de evento da revista Carta Capital (9h30) e recebe empresários do ramo farmacêutico no Palácio do Planalto (15h30).

EUA

Destaque absoluto para o índice deinflação ao consumidor (9h30), que deve ter tido outro avanço modesto, de 0,2% tanto para o núcleo quanto para o número cheio, resultado de um aumento menor nos preços dos aluguéis, declínio nos preços dos carros usados e descontos no valor de serviços discricionários.

Europa

O PIB da zona do euro no segundo trimestre de 2024 cresceu 0,3% ante os três meses anteriores e registrou expansão de 0,6% na comparação anual, confirmando revisão do fim de julho e em linha com as previsões de mercado.

China

Serão conhecidos os dados de julho de produção industrial, vendas no varejo e investimento em ativos fixos (23h).

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos

Web Stories

Ver tudo
<
5 ideias de amigo secreto para não gastar quase nada
10 destinos baratos para passar o Ano Novo
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
>