A sessão desta quarta-feira (10) começa com um ambiente mais positivo, embora os mercados futuros de Nova York e as principais bolsas na Europa operem com oscilações bastante contidas em sua maioria. Assim como tem sido nos últimos dias, a expectativa dos investidores com a divulgação da inflação ao consumidor (CPI) americano no mês de março é o grande destaque, uma vez que poderá contribuir para as perspectivas sobre trajetória dos juros na maior economia do mundo.
Leia também
Completando o cenário externo, o dólar mantém estabilidade ante outras moedas fortes, os contratos futuros do petróleo têm alta modesta, revertendo parte das perdas de terça-feira, enquanto o minério de ferro em Dalian, na China, subiu 1,43%. Diante desse cenário internacional, é de se esperar que os ativos locais reajam positivamente – ao menos durante as primeiras horas de negociação.
Além disso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março, para o qual espera-se arrefecimento, deve contribuir também para as apostas sobre os próximos passos do Comitê de Política Monetária (Copom), enquanto a aprovação, pela Câmara, na terça-feira à noite, de uma alteração no arcabouço fiscal que permite ao governo antecipar cerca de R$ 15 bilhões em despesas deveria limitar uma devolução de prêmios maior ao longo de toda a curva de juros.
Agenda econômica desta quarta-feira
Brasil: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o IPCA de março e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participa de cerimônia da Ordem do Mérito Judiciário Militar, em Brasília (10h).
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
EUA: Destaque para o CPI (9h30), cuja expectativa mediana é de alta de 0,3% em março, após 0,4% em fevereiro. Durante a tarde (15h), o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) publica a ata da mais recente reunião de política monetária.
China: Serão conhecidos os dados de inflação ao consumidor e o produtor (22h30).
Confira todos os vídeos e podcasts diários produzidos pela Ágora Investimentos.